A Operação Pé D’Água foi instituída pelo decreto nº 19.915, de 6 de fevereiro de 2017, e tem como objetivo minimizar o impacto das chuvas de verão no município.

Coordenada pela Defesa Civil, a oitava edição da força-tarefa prevê realizar no período de dezembro/2024 a abril/2025 série de ações, incluindo mutirões preventivos, com propósito de preservar vidas e reduzir danos durante as fortes tempestades comuns nesta época do ano.

A operação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve 13 secretarias, que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil: Serviços Urbanos, Habitação, Assistência Social, Obras e Planejamento Estratégico, Esporte e Lazer, Saúde, Finanças, Segurança Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Comunicação, Transporte e Vias Públicas, Educação e Governo. 

São realizadas diversas ações, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes. Destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos espalhadas pela cidade.

Baixe aqui o calendário 2025

Clique aqui e confira a integra da legislação