Retour

População de São Bernardo visita túnel da Jurubatuba neste sábado

População de São Bernardo visita túnel da Jurubatuba neste sábado

19 de févr. de 2016 Marco Borba
Obra integra o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura

As visitas de moradores de São Bernardo ao túnel que está sendo construído na Rua Jurubatuba como parte do Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura, prosseguem neste sábado (20), das 9h às 11h. Cerca de 80 pessoas e um grupo de vereadores estará no local para conhecer detalhes da obra. A primeira visita monitorada da população aconteceu no último domingo.

Detalhes da obra serão apresentados aos visitantes pelo secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental. A galeria tem 6,2 metros de diâmetro e 1.015 metros de comprimento.

Iniciado pela Alameda Glória, o túnel vai seguir até o piscinão do Paço Municipal. No momento são duas frentes de trabalho. O poço 1 (local a ser visitado), que vai da Alameda Glória sentido Paço, e o poço 2, que sai do terminal rodoviário até o piscinão.

Já foram executados cerca de 80 metros nas duas frentes. Os dois poços têm 20 metros de profundidade cada. O túnel deve ser finalizado primeiro, para que o piscinão do Paço Municipal seja entregue no prazo previsto, dezembro de 2016.

O túnel é escavado manualmente por um método não destrutivo austríaco conhecido como NATM. Nesse processo, avança-se cerca de um metro linear por dia, com um volume aproximado de 30 metros cúbicos de solo escavado. O outro túnel, que interliga o Paço Municipal à Avenida Aldino Pinotti, está em fase final de construção, com 70% da obra executados.

Drenar – Em todo o município estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões nas obras de combate às enchentes do Programa Drenar. O piscinão no Paço Municipal terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água.

Com a intervenção e a construção de galerias na Rua Jurubatuba e na Avenida Aldino Pinotti, as enchentes que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro em breve serão coisa do passado.

Além da região central, outros bairros da cidade estão recebendo obras do Drenar: Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha, Demarchi e também nas vias João Firmino (Assunção) e MMDC (Paulicéia).

Agendamento – Os moradores podem agendar visitas ao túnel da Jurubatuba, tirar dúvidas ou obter mais informações sobre as obras pelo Disk Drenar (4341-8613), pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.

No agendamento a pessoa precisa informar o nome completo e a idade. A visita é recomendada para pessoas que estejam aptas a descer sete lances de escadas, numa profundidade de 20 metros, e que não tenham complicações respiratórias ou fobias, pois o túnel é pouco arejado.