Voltar

Estudantes da rede municipal de São Bernardo emocionam em recital do Programa Mais Música

Estudantes da rede municipal de São Bernardo emocionam em recital do Programa Mais Música

07 de Dez de 2023 Natália Fernandes

Prefeito Orlando Morando acompanhou apresentação realizada na noite desta quarta-feira (6/12), no auditório do Cenforpe, reunindo alunos, profissionais da educação e famílias

Estudantes da rede municipal de São Bernardo protagonizaram linda festa, na noite desta quarta-feira (6/12), com o recital do Programa Mais Música. A apresentação do trabalho dos alunos, com a participação dos grupos de canto coral e canções tocadas em diversos instrumentos, como violino, trompete, trombone, violão, flauta e piano, emocionou o público presente no auditório do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto).

Entre os convidados, o prefeito Orlando Morando fez questão de prestigiar o evento, ao lado da secretária de Educação, Sílvia Donnini, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo Morselli. “Entendemos que a música é uma ferramenta importante de transformação. É um privilégio enquanto prefeito poder realizar mais esse sonho, de proporcionar aula de música para os estudantes da nossa rede municipal. A música traz inúmeros benefícios às crianças, tanto no desenvolvimento motor, na concentração, quanto na socialização”, ressalta o chefe do Executivo.

Regidos pelo maestro Ricardo Higino, os estudantes e professores apresentaram quatro canções, sendo elas Ode à Alegria (Sinfonia nº 9), de Ludwig van Beethoven; Canção da Paz, de Cezar Elbert; Amazônia, de Cezar Elbert e Vavá Rodrigues; e A Paz / Heal The World (original), de Michael Jackson e adaptação de Luis Fernando / Roupa Nova. O recital contou, ainda com a participação do pianista e compositor convidado Cezar Elbert.

SOBRE O PROGRAMA – O Programa Mais Música é fruto de parceria entre a Secretaria de Educação, o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Tocando a Vida e oferece a 1.120 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de 19 unidades escolares que integram o Programa Educar Mais, oficinas de 16 instrumentos musicais, entre eles clarinete, trompete, violão, violino, violoncelo, pandeiro e xilofone, além de canto coral. As aulas são ministradas duas vezes por semana, com duração de uma hora cada.

A implantação do programa demandou investimento de R$ 650 mil, sendo R$ 200 mil do Fundo Social de Solidariedade, proveniente de recursos arrecadados junto à iniciativa privada, e usados para a assinatura de termo de convênio com a Associação Tocando a Vida. Já a verba empenhada pela Secretaria da Educação foi utilizada na compra dos instrumentos musicais, contratação de instrutores musicais e insumos (palheta, kits de corda, partitura, bocais, cavaletes, entre outros).

EMOÇÃO – Tanto para quem se apresentava pela primeira vez quanto para os pais, que tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho dos filhos, a emoção falou mais alto. “Não tinha a noção de que minha filha gostava tanto de música. Estou muito emocionada em ver ela feliz”, comenta a dona de casa Maria Cristina Gomes da Silva, 50 anos, mãe da pequena Liliane, de 9 anos, aluna da Emeb Celso Augusto Daniel.

Para o estudante da Emeb Isidoro Battistin, Bryan Vieira Fernandes, 9 anos, aprender flauta foi uma grata surpresa. “No começo achei difícil. Não imaginava que iria conseguir, mas persisti e, agora, já estou achando fácil”, diz. Já a aluna da Emeb Professor Otílio de Oliveira, Heloísa Júlia Macedo da Silva, 10 anos, conta que sempre quis aprender a tocar um instrumento, desejo que foi realizado com as aulas de música. “Adorei conhecer o violino. Estou feliz por poder mostrar para a minha família”.