Prefeitura de São Bernardo reinaugura creche do bairro Areião após ampla reforma

29 de Ago de 2023 Natália Fernandes

Unidade escolar atenderá 63 crianças com idade entre zero e 3 anos dentro do Programa Atender Mais, em parceria com o terceiro setor

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou a reinauguração da creche do bairro Areião na manhã desta terça-feira (29/8). Depois de receber ampla reforma, a estrutura municipal passará a atender 63 crianças com idade entre zero e 3 anos em período integral. Trata-se de mais uma expansão do Programa Atender Mais, que utiliza a parceria com o terceiro setor para a ampliação do número de vagas em creche e garantia do fim da fila de espera.

Em seu discurso, o chefe do Executivo municipal relembrou a história da hoje denominada Creche Parceira Futuro Feliz V. “Quem esquece o passado não constrói o futuro. Tenho um carinho especial por essa unidade, que foi construída pela própria comunidade e que tive o privilégio de ajudar. Infelizmente, com o passar do tempo, ela ficou deteriorada e tivemos de fazer uma ampla reforma. Mais uma melhoria que integra o processo de transformação que estamos promovendo no Areião, que vem recebendo obras de infraestrutura e urbanização para garantir qualidade de vida para a população”, destaca.

Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini ressalta que todas as creches conveniadas mantêm o mesmo padrão de atendimento ofertado nas Emebs do município. “Todo o projeto pedagógico, estrutura e cuidado com as crianças seguem os parâmetros implementados nas unidades próprias. É uma enorme alegria ver que esse modelo de ampliação de vagas, tendo o terceiro setor como parceiros, tem dado muito certo”, diz.

PARCERIA – A Creche Parceira Futuro Feliz V será mantida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação A Palavra de Deus. Para o exercício de 2023, a Prefeitura efetuará repasse total de R$ 657,5 mil à entidade, destinado ao custeio, despesas com pessoal, conservação e limpeza e pequenos reparos (Programa Escola Linda).

FELICIDADE – Para a fisioterapeuta Bianca Reis da Costa, 27 anos, a reinauguração da creche possibilitará com que ela volte a trabalhar e fique tranquila, sabendo que a filha, a pequena Helena, de 1 ano e 4 meses, está “bem cuidada”. “Achei o espaço e todo o atendimento incrível. Me senti acolhida. Moramos no Riacho Grande e a Prefeitura vai oferecer o transporte, o que me ajuda muito”, comenta.

ATENDER MAIS – Desde 2017, o trabalho da Prefeitura junto às conveniadas, por meio do Programa Atender Mais, possibilitou a criação de mais de 2.000 novas matrículas para crianças com idade entre zero e 3 anos, ofertando ensino de qualidade e gerando mais de 1.500 postos de trabalho.