Press Release Press Release

Prefeito anuncia expansão da coleta seletiva porta a porta para mais dois bairros

17 de Jul de 2013 Vinícius Dominichelli
O sucesso da coleta seletiva porta a porta, implantado no dia 5 de junho de forma experimental no Rudge Ramos, vai ser expandido para mais dois bairros de São Bernardo. Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito anunciou que Paulicéia e Jordanópolis vão receber o serviço a partir de 3 de setembro.
Nos dois novos bairros, os coletores ambientais vão passar as terças, quintas e sábados para recolher papel, plástico, metal e vidro. Este último, inclusive, deve ser colocado em um recipiente separado por motivos de segurança. O lixo orgânico continuará sendo recolhido à noite.
"Nos próximos 45 dias vamos fazer um trabalho de conscientização junto aos moradores da Paulicéia e do Jordanópolis. A coleta seletiva porta a porta é um instrumento importante para que o lixo seja corretamente aproveitado", disse.
Também nesta manhã, o prefeito acompanhou o serviço de coleta na Vila Vivaldi. O chefe do Executivo destacou que foram arrecadados 44.220 quilos de materiais recicláveis apenas no primeiro mês de serviço no Rudge Ramos. Antes da coleta seletiva porta a porta, o bairro coletava apenas 560 quilos de lixo reciclável diariamente. Agora, a média saltou para 1.474, um aumento de 163%.
Com o início da coleta no Rudge Ramos, o porcentual de lixo reciclado na cidade passou de 0,87% para 1,21%. A meta é passar a reciclar, até 2017, 10% dos resíduos.
A aceitação e a participação da população do Rudge Ramos no porta a porta também foram significativas: foram 5.280 quilos na primeira semana, 7.470 na seguinte, 9.720 na terceira e 10.140 quilos na última semana de junho.

Rudge Ramos - As equipes ambientais passam uma vez por semana em cada rua do bairro, que tem 7.407 casas no total. Às segundas-feiras o serviço atende as ruas da Vila América, Vila Império, Vila Helena, Vila Angelina e Jardim Fada. A região da Vila Vivaldi é atendida toda quarta e nas sextas os coletores passam nas vias do Parque São Pedro, Vila Mussolini e Vila Caminho do Mar. O material reciclado é enviado para centrais de triagem da cidade.
"Foi uma ótima iniciativa da Prefeitura. Antigamente eu levava o lixo reciclável no ponto de entrega voluntária (PEC), mas muita gente acabava espalhando o lixo pela calçada", destaca a dona de casa Aparecida Graneiro Cintrão, 68 anos, moradora da Vila Vivaldi.