Press Release Press Release

Prefeito autoriza início dos serviços para Regularização Fundiária no Jardim Ipê IV

11 de Abr de 2013 Cosmo Silva
"Demorou, mas finalmente chegou. Foi preciso um prefeito com iniciativa e força de vontade para implementar um programa tão ousada na área habitacional construindo novas moradias e regularizando as já existentes." Assim definiu a moradora Maria de Fátima Araújo Ramos, ao receber a notícia que o Jardim Ipê IV terá suas moradias regularizadas. O evento que oficializou os trabalhos aconteceu na noite desta quinta-feira (11/4), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Carlos Gomes, onde, na ocasião, o prefeito assinou a Ordem de Início dos Serviços (OIS) para a Regularização Fundiária do local.
Constituído na década de 90, o loteamento é uma área particular e foi adquirido pela Associação de Moradores União e Força. Localizado em área de proteção aos mananciais, o local possui 440 lotes cadastrados. Irregular há quase três décadas, o bairro é uma das áreas prioritárias para atendimento do Programa Municipal de Regularização Fundiária dos Assentamentos Consolidados.
Com o início dos serviços para o processo de regularização na área do Ipê IV, algumas etapas terão que ser cumpridas, entre elas, a obtenção de licença dos órgãos estaduais, registro do parcelamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis, formação e elaboração de títulos individualizados, entre outras, até a 10ª etapa, com a pós-regularização e a entrega das escrituras aos moradores.
O objetivo do Programa é garantir cerca de 15 mil unidades habitacionais regularizadas dentro do prazo de referência, correspondentes ao Plano Plurianual Participativo (PPA) 2010/2013.
"Estamos trabalhando a curto, médio e longo prazo para darmos continuidade a esse processo. A regularização fundiária permitirá o registro do loteamento e também a garantia individual do direito à moradia de cada um dos moradores que aqui residem", destacou o prefeito , ressaltando que todas as condições para a realização desse projeto se deu através de planejamento e da participação da população no governo.
A secretária de Habitação ressaltou o trabalho conjunto entre moradores e a Administração. "Esse projeto foi um dos prioritários na governo  para toda São Bernardo. Agora chegou a vez do Ipê IV, pois aqui já é uma área consolidada", lembrou.
São Bernardo do Campo possui 261 assentamentos precários de interesse social e 11 conjuntos habitacionais públicos que contam com cerca de 90 mil moradias irregulares, o que representa 35% do total domicílios no município. Destes assentamentos, 130 são áreas prioritárias para o Programa de Regularização Fundiária de Assentamentos Irregulares, uma vez que não necessitam de obras para obter a regularização fundiária. Essas áreas contam com aproximadamente 38 mil unidades habitacionais.
Atualmente 51 das 130 áreas encontram-se em processo de regularização, com cerca de 15.660 unidades habitacionais, sendo que algumas delas já foram concluídas, como a Vila Nova Antunes, Vila das Valsas, Vila Comunitária, Botujuru e Nicola Demarchi.