Press Release Press Release

Prefeito dá início às plenárias de prestação de contas do PPA Participativo 2014/2017

05 de Nov de 2013 Ana Lúcia
O prefeito de São Bernardo do Campo deu início nesta segunda-feira (4) às plenárias de prestação de contas do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2014/2017. O primeiro encontro, realizado no Teatro Cacilda Becker, foi voltado aos segmentos sociais e reuniu cerca de 300 pessoas.
O documento, aprovado pela Câmara Municipal no dia 17 de outubro, prevê receitas e despesas de mais de R$ 18,6 bilhões para o quadriênio e 55 programas a serem executados no período de 2014 a 2017.
Ele ressaltou que há um processo de transformação em andamento na cidade e falou sobre a satisfação de realizar o PPA com a participação da população. "Não é simples realizar as plenárias, mas a grande satisfação é que agrega muito valor e muito resultado positivo, além da convicção da população de que a cidade está no rumo certo", disse.
O prefeito apontou a mobilidade urbana como uma das áreas onde haverá mais mudanças nos próximos anos. "O PPA é a projeção de como queremos a cidade daqui a quatro anos, e essa talvez seja a área que mais vai se transformar, não só na nossa cidade, como também em toda a região, por meio do plano regional de mobilidade, coordenado pelo Consórcio Intermunicipal", disse Marinho.
Em seguida, a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo apresentou os principais programas a serem realizados pela Prefeitura para atingir os objetivos propostos pelo PPA 2014/2017, que prevê aumento dos recursos no próximo quadriênio de 86% em transporte e trânsito, 29% em inclusão social e cidadania, 21% na área da Saúde, 16% em Educação e 13% em Habitação, entre outras áreas.
A projeção de investimentos na área da saúde, principal diretriz pleiteada nas plenárias do PPA, é de R$ 3,9 bilhões no quadriênio, seguida de Educação, com R$ 3,7 bilhões voltados a novas construções de escolas e manutenção dos principais programas educacionais.
Para o conselheiro da região B, do Rudge Ramos, Jaime Osir Netto, é importante que a população esteja envolvida nas decisões do governo. "É nas plenárias que é possível ao morador opinar e exigir o que considera prioritário para o seu bairro. E, hoje, temos espaço para sermos ouvidos", afirmou.
Também estiveram presentes no evento o deputado federal Vicentinho, a deputada estadual Ana do Carmo, vereadores, autoridades municipais, servidores e representantes de diversos segmentos sociais.
PPA ¿ Em São Bernardo, a peça é elaborada com a ajuda da população. Neste ano, a Prefeitura realizou 21 plenárias no município, ao longo de maio, que tiveram a presença de mais de 13 mil pessoas.
Durante esses encontros, os moradores formaram 200 grupos de discussão, que apresentaram 400 propostas de diretrizes ao PPA, com destaque para a saúde, mobilidade e infraestrutura urbana, habitação, inclusão social, segurança, educação, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento urbano e meio ambiente.
Reuniões ¿ Ao todo serão realizadas 21 plenárias de prestação de contas, que continuam até o dia 10 de dezembro. O segundo encontro está marcado para esta terça-feira (5), às 19h, na EMEB Aldino Pinotti (Rua dos Vianas, 2.399, Jardim Farina).