Press Release Press Release

Prefeito entrega reforma da Praça Zequinha de Abreu, no Jordanópolis

12 de Jul de 2014 Vladimir Ribeiro
Nem mesmo a manhã chuvosa e fria deste sábado (12) fizeram com que os moradores do Bairro Jordanópolis, em São Bernardo do Campo, deixassem de aproveitar as novas instalações da Praça Zequinha de Abreu, que foi reformada e entregue pelo prefeito nesta manhã. As quadras de futebol e basquete street ficaram ocupadas com jovens e crianças que aproveitavam os novos espaços. Já os moradores mais antigos estiveram presentes para conferir todas as novidades do local e aprovaram a pista de caminhada e os novos equipamentos de ginástica.
A Prefeitura investiu R$ 1,2 milhão na reforma da Praça Zequinha de Abreu, uma das demandas do Orçamento Participativo. A obra também contemplou a Praça Professora Faustinha Pinheiro Silva, localizada ao lado da Zequinha de Abreu, que foi revitalizada e ganhou pista de caminhada. As duas, inclusive, foram interligadas. Juntas, beneficiam cerca de 41 mil moradores daquela região da cidade.
De acordo com o prefeito, o objetivo em unir os dois espaços é oferecer mais áreas de lazer de qualidade para os moradores do bairro. "Idosos, crianças e adolescentes poderão usar o espaço para se divertir, porém, precisamos da ajuda da população para cuidar e preservar esse local", destacou.
Quem afirmou que vai utilizar o espaço para caminhadas e ajudar a fiscalizar é Marlene Ventura, coordenadora do grupo Vida Nova, formado por três turmas de idosos que se reúnem três vezes por semana e que agora poderão usar os equipamentos de ginástica da praça. "Antes eu ia para à praça da Avenida Kennedy para poder usar esses equipamentos, mas agora tenho aqui ao lado de casa", disse.
A Praça Zequinha de Abreu tem mais de oito mil metros quadrados e está localizada entre a Avenida São Paulo e a Rua Botucatu. A revitalização trará como benefícios áreas de convívio com instalação de bancos e mesas, playground, reforma da quadra e alambrado, revitalização da pista de skate, novo desenho da pista de caminhada, implantação de equipamentos de alongamento e academia da terceira idade, além de iluminação e novas calçadas com acessibilidade.
Também foram plantadas 160 mudas de árvores de Mata Atlântica em toda a praça e vegetação de flora nativa, valorizando espécies frutíferas como jabuticaba, pitanga e araçá, e floríferas, como ipês, pau-brasil e palmeira guariroba, entre outras.