Press Release Press Release

Prefeito participa de lançamento da Frente de prevenção e combate à violência no trabalho

20 de Set de 2013 Vinícius Dominichelli
Na manhã desta sexta-feira (20), no Teatro Cacilda Becker, o prefeito de São Bernardo do Campo participou do lançamento oficial da Frente Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência no Trabalho. Também participaram do evento dirigentes das centrais sindicais CUT e UGT, diversos sindicatos e também o jornalista e cientista político Paulo de Tarso Vannuchi.
A finalidade da frente é combater os diversos tipos de violência que ocorrem no ambiente de trabalho, como assédios sexual e moral, acidentes, trabalho escravo, doenças profissionais e outros. "Não precisamos apenas de obras físicas na cidade, mas também de mudanças de pensamentos. A principal transformação é na mentalidade, é ter homens e mulheres que valorizem sua cidade e seu trabalho", disse Marinho. "O que estamos provocando com essa Frente é buscar a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras", completou o chefe do Executivo.
Durante o evento, o prefeito ainda assinou um decreto que torna obrigatória a notificação dos serviços de saúde os acidentes e doenças de trabalho por meio do Relatório de Atendimento aos Acidentados do Trabalho (RATT).
"É uma data que marca um esforço muito grande no enfrentamento da violência no trabalho. Queremos uma cidade mais inclusiva e também mais segura de se viver", disse o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro.
Denúncias - As denúncias devem ser encaminhadas ao sindicato da categoria ao qual o trabalhador está vinculado ou ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), unidade da Secretaria de Saúde localizada na Rua Wenceslau Braz, 170, na Vila Quirino. O telefone é 4332-0552 e e-mail saude.trabalhador@saobernardo.sp.gov.br.