Press Release Press Release

Sindicalistas de Brasil e Suécia se reúnem com o prefeito de São Bernardo

19 de Fev de 2014 Walter Fernandes
Representantes de sindicatos de trabalhadores do Brasil e da Suécia se reuniram, na tarde desta quarta-feira (19/2), na Prefeitura de São Bernardo do Campo com o objetivo trocar informações sobre as atividades industriais e relações de trabalho nos dois países. O encontro foi intermediado pelo prefeito.
A empresa sueca Saab foi escolhida pelo governo brasileiro para produzir 36 unidades do caça supersônico Gripen, aeronaves que vão reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). A produção de boa parte das peças vai ocorrer na futura fábrica da companhia em São Bernardo.
O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, afirmou que a relação próxima que a empresa mantém com seus trabalhadores foi um dos fatores que pesaram na escolha da Saab como a fornecedora dos caças ao Brasil. "Sabemos que a empresa se relaciona bem com os movimentos sindicais brasileiros e isso pesou muito", garante.
"Essa reunião foi importante para estreitar ainda mais nossas relações e fazer com que o projeto do Gripen saia rapidamente do papel", destacou o presidente do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos e dos Trabalhadores da Indústria da Suécia (IF Metall), Anders Ferbe.
Mais cedo, a delegação sueca visitou a fábrica da Scania para conhecer a dinâmica de trabalho da empresa. "Tivemos uma reunião com lideranças dos trabalhadores e pudemos verificar que o movimento sindical aqui funciona muito bem", afirmou Ferbe.
Durante a reunião na Prefeitura foi assinado protocolo de intenções para facilitar a transferência de tecnologia entre os países e promover o intercâmbio entre trabalhadores brasileiros e suecos.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SDET) de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.