Asset Publisher Asset Publisher

Alimentação Escolar combate obesidade em São Bernardo

30 de Jan de 2015 Cosmo Silva
Nos últimos anos o teor de açúcar e sódio nas refeições servidas aos alunos da rede municipal foi reduzido

Referência na aquisição de Agricultura Familiar, bem como na implementação do seu Programa de Alimentação Escolar na Região Metropolitana de São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo do Campo vem trabalhando, desde 2009, no combate a obesidade infantil com os alunos da rede municipal de ensino. Para isso, as refeições diárias contam com quantidades maiores de alimentos integrais, legumes, verduras, saladas, suco natural e frutas, produtos adquiridos da Agricultura Familiar.

Dessa forma, além de oferecer uma alimentação saudável e balanceada para os alunos, o município conseguiu, nos últimos anos, uma redução em mais de 60% no teor do açúcar e na quantidade de sódio na merenda que é servida diariamente aos cerca de 85 mil estudantes da rede, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a secretária de Educação, Cleuza Repulho, todo o cuidado é tomado para, além de melhorar o desempenho escolar, garantir melhores condições de vida agora e no futuro para as crianças, principalmente para aquelas em regiões de maior vulnerabilidade social, para quem a qualidade da merenda escolar tem ainda mais importância. “São Bernardo já tem casos de obesidade infantil. Por isso, fazemos um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde para garantir que essas crianças estejam saudáveis”, diz.

O diferencial na merenda de São Bernardo foi possível depois que a Prefeitura firmou contratos com diversas cooperativas da agricultura familiar, abrangendo cerca de mil produtores. Alguns dos produtos saudáveis, naturais e sem agrotóxicos que estão sendo fornecidos são hortaliças, mel, hortifrutigranjeiro, frutas, sucos, macarrão, arroz orgânico e leite em pó, entre outros.

Prevenção de Diabetes - Em relação às medidas de prevenção ao diabetes, todos os cardápios da alimentação escolar foram reformulados recentemente, com grande diminuição da quantidade de açúcar ofertada - substituição de sucos oferecidos no almoço por frutas, redução da oferta de doces, introdução de alimentos integrais, além da realização de treinamentos periódicos realizados com as merendeiras para orientação da quantidade de açúcar a ser utilizada no preparo dos alimentos.

Essa iniciativa da Prefeitura cumpre lei federal 11.947, de junho de 2009, que determina que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos municípios pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) devem ser utilizados para a aquisição de produtos da agricultura ou do empreendedor familiar. São Bernardo é o primeiro município da região metropolitana de São Paulo a cumprir essa determinação.

Elogio da FAO – Em 2013, por indicação da FAO (órgão das Nações Unidas para alimentação) que promove o fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe, uma delegação internacional veio a São Bernardo para conhecer o programa de alimentação escolar implementado pela Prefeitura. Na ocasião, representantes da Nicarágua, Honduras, Costa Rica e República Dominicana, visitaram uma unidade para crianças do ensino infantil (creche) para ver como era preparada e servida a merenda às crianças, como também dois locais que produzem hortaliças.

“O Brasil é uma referência em alimentação escolar no mundo. E a experiência desenvolvida por São Bernardo introduzindo produtos da agricultura familiar na rede de ensino é muito elogiada e reconhecida pela FAO”, ressaltou, à época, Ronia Alves, consultora da entidade.