Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Caca Martins

Caca Martins

02 de Out de 2015

Carina dos Santos Martins (Cacá)

Medalha de bronze no Mundial Sub-19 com a seleção brasileira e campeã da 1ª edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) foram alguns dos títulos conquistados pela jovem Carina dos Santos Martins, a Cacá. A atleta, que nesta temporada defende as cores do São Bernardo, falou com exclusividade com o Guia da Cidade sobre o início da carreira e a sua participação nos Jogos Panamericanos. Confira.

 

Guia da Cidade: Como surgiu o interesse pelo basquete?

Carina Martins: Minha mãe sempre incentivou os filhos a praticarem atividades esportivas e comecei por causa dela. Meu irmão jogava e isso também foi um incentivo a mais.

 

Guia da Cidade: Quais suas principais características como atleta?

Carina Martins: Boa defesa, leitura do ataque e, o principal, é que não desisto fácil das coisas, vou sempre até o fim.

 

Guia da Cidade: Quais as melhores jogadoras que enfrentou e que jogou ao seu lado?

Carina Martins: Já joguei contra ótimas jogadoras, mas depende do contexto dos times que estão em quadra. O campeonato mais difícil que disputei foi o Mundial Sub-19, com a Seleção Brasileira. Ficamos em terceiro lugar, fizemos jogos difíceis contra times fortes e a nossa equipe foi muito bem. Tive o prazer de jogar com ótimas atletas, difícil escolher uma. Joguei com as pivôs Plutin (cubana), Karina e Kelly, com as laterais Karen, Ramona e Ariadna, enfim, tudo depende da forma como jogamos e como o time responde à tática de jogo colocada pelo técnico.

 

Guia da Cidade: Como foi disputar o Panamericanos de Toronto?

Carina Martins: A experiência foi maravilhosa e inesquecível. Isso só mostra que tenho a evoluir e muitas coisas ainda estão para acontecer, o basquete tem coisas boas para me oferecer e eu tenho certeza que chegarei mais longe.

 

Guia da Cidade: Qual a sua expectativa quanto ao Rio 2016. Acredita que o Brasil tem chances de medalha?

Carina Martins: As expectativas são boas, temos tudo para conquistar a medalha, ainda mais jogando em casa. Só temos que ter uma preparação adequada. Se acontecer, acredito que teremos boas chances.

 

Guia da Cidade: Como está sendo a experiencia de jogar pelo São Bernardo?

Carina Martins: Defendi o Santo André por 10 anos, foi o clube no qual me formei e sou muito grata por tudo, mas às vezes a mudança é boa, faz você crescer e amadurecer. Acredito que isso aconteceu comigo. O que estou vivendo hoje em São Bernardo é só o reflexo de tudo que aprendi e conquistei neste tempo.

 

Guia da Cidade: O time da cidade está fazendo uma ótima campanha no Campeonato Paulista. Quais são as principais qualidades deste time?

Carina Martins: Uma das principais qualidades é a experiência de algumas atletas. Temos também meninas de todas as idades e isso é um diferencial, mesclamos a experiência com a vontade das mais novas e isso está sendo ótimo pra nós. Além de tudo, somos um time que não desiste fácil e não se entrega durante os jogos. Com isso, estamos em uma ótima posição no campeonato e temos tudo para levar o titulo.