Cadastro fiscal desatualizado traz prejuízo ao contribuinte

09 de Fev de 2015 Niceia de Freitas
Destinatário não localizado com pendência de impostos pode ser protestado

Parte da correspondência enviada aos contribuintes pela Prefeitura de São Bernardo do Campo tem retornado por conta da não localização do destinatário. O problema acontece pela falta da atualização cadastral dos moradores. As informações são do Departamento do Tesouro da Administração, responsável pela cobrança dos tributos municipais.

A atualização dos endereços de imóveis, empresa ou atividade é importante para que a Prefeitura mantenha a qualidade dos serviços públicos.

Os contribuintes devem atualizar seus cadastros em um dos postos de atendimento da Rede Fácil (veja lista abaixo), órgão que centraliza serviços das diversas secretarias.

A Prefeitura encaminha aos contribuintes Avisos de Cobrança com informações dos débitos relativos aos tributos municipais, referentes ao imóvel, empresa ou atividade profissional do autônomo. Após o envio, e se não houver a regularização das pendências, a consequência será protesto junto ao cartório, inclusão do CPF no Serasa e a execução fiscal.

De acordo com a Secretaria de Finanças, na falta de atualização cadastral, o contribuinte deixa também de obter informações sobre benefícios oferecidos pelo município que poderia ajudá-lo como, por exemplo, prazos para descontos.

Manter o cadastro atualizado contribui para a redução dos gastos da Prefeitura, que pode concentrar recursos em áreas como Saúde, Educação e Transporte.

Postos da Rede Fácil

Paço