Asset Publisher Asset Publisher

Caixa empresta R$ 6,6 mi para empresas ligadas aos APLs de SBC

30 de 三月 de 2015 Niceia de Freitas
Arranjos Produtivos Locais, coordenados pela Prefeitura, propõem ações para desenvolver setores específicos

As empresas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região foram beneficiadas com mais de R$ 6,6 milhões em financiamentos da Caixa Econômica Federal, desde que a linha de crédito foi criada, em maio do ano passado. O volume representou 73 contratos até fevereiro deste ano. Trata-se de um recurso com condições diferenciadas, prazos maiores e juros menores. O lançamento da linha de crédito no ano passado foi resultado de ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O objetivo da iniciativa é estimular o crescimento das micro e pequenas empresas integrantes dos APLs. Com o recurso, o empreendedor pode movimentar o caixa e investir em sua empresa. Antonio Valter Trombeta (o Toninho), dono da Via Santony, da área de confecção em São Bernardo e uma das empresas do APL têxtil, foi um dos tomadores de empréstimo da linha criada pela Caixa. “Com juro baixo e prazo parcelado, consegui incorporar os recursos ao capital de giro e fazer o pagamento do 13º salário para os funcionários no fim do ano”, disse.

O recurso é subsidiado com taxas menores em relação às praticadas no mercado: juros de 0,83% ao mês sem cobrança de IOF e prazo de 24 meses. A linha específica para os APLs permite financiar até R$ 100 mil. Para as empresas que não integram o grupo o teto é limitado em R$ 30 mil.

Segundo Toninho, a linha criada pela Caixa surgiu em boa hora para impulsionar os negócios. Ele disse que das 40 empresas que integram o APL têxtil, pelo menos 12 se valeram do recurso. Para ter acesso ao crédito, as empresas precisam ter um representante participando ativamente das reuniões do APL, que acontecem a cada dois meses, e ser associado ao SindRoupas – Sindicato de Roupas e Confecções da Região.

Novo catálogo – Além do têxtil, São Bernardo coordena outros nove APLs na região: Ferramentaria, Gráficos, Defesa, Turismo, Bares e Restaurantes, Moveleiro, Panificação, Pesca e Economia Criativa.

Na última reunião do APL Têxtil, em 25 de março, na Prefeitura, foi lançada a segunda versão on line do Catálogo Empresarial – APL Têxtil e Confecções do Grande ABC.

As empresas interessadas em participar da lista devem enviar dados cadastrais até 30 de abril para o e-mail apl@saobernardo.sp.gov.br. A primeira versão on line pode ser acessada no site www.redeaplsabc.com.br