Sisältöjulkaisija Sisältöjulkaisija

 
Takaisin

Campanha contra a gripe é prorrogada e novos grupos serão vacinados

Campanha contra a gripe é prorrogada e novos grupos serão vacinados

29 de kesä de 2015 Helder Coelho
Policiais, funcionários da rede de educação, dos Correios, motoristas e cobradores também devem ser imunizados

A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza foi prorrogada em São Bernardo do Campo até 10 de julho e, além dos chamados grupos de risco,  novos segmentos da população poderão tomar a vacina, que estão disponíveis nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A meta de 80% de cobertura vacinal, recomendada pelo Ministério da Saúde, ainda não foi alcançada plenamente. Alguns grupos de risco, como as puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto) e as pessoas acima de 60 anos, já ultrapassaram essa marca, com índices de 94,74% e 91,03%, respectivamente. As crianças de 6 meses a menores de 2 anos estão muito próximas da meta (78,70%).

Por outro lado, as gestantes são as que menos aderiram à campanha, com apenas 63,01% de cobertura.  Haverá ainda o esforço das equipes da rede municipal de saúde para que, nos próximos dias, se atinja a meta de cobertura para as crianças de 2 anos a menores de 5 anos, que chegaram a 70,45%. Embora não tenham meta de vacinação, os portadores de doenças crônicas também fazem parte dos grupos de risco, sendo que 34.593 pessoas foram vacinadas desde o início da campanha, em 4 de maio.

O Ministério da Saúde ampliou os segmentos da população que poderão tomar a vacina contra a gripe Influenza. Agora, estão incluídos professores e funcionários de escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio das redes pública e privada; e integrantes das Polícias Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, além de funcionários dos Correios e motoristas e cobradores de ônibus das linhas estaduais e municipais. Esses grupos deverão apresentar identificação que comprove o exercício da atividade profissional. A vacinação será estendida também para refugiados e moradores de rua.

A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que estão acamadas ou que não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.  A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia da imunização.

Além do vírus A (H1N1) – conhecido popularmente como o vírus da gripe suína -, a vacina visa proteger a população contra outro vírus tipo A  (H3N2) e contra um dos vírus tipo B.

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia. A imunização raramente provoca reações, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, como febre, dor no corpo, além de vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Já quem apresentou algum tipo de reação alérgica ao tomar a vacina em anos anteriores, além de pessoas que tenham grave alergia a ovo de galinha e seus derivados, não podem receber  a vacina. 

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza, que é transmitido através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminados pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A doença provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem apresentar  esses sintomas deve procurar a UBS mais próxima de sua residência.