Sisältöjulkaisija Sisältöjulkaisija

 
Takaisin

Caps Infantil funciona em novo endereço a partir desta segunda

Caps Infantil funciona em novo endereço a partir desta segunda

19 de syys de 2015
Unidade passa a atender na Rua Francisco Visentainer, 800, no Assunção, na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, que atende crianças e adolescentes com transtornos psíquicos, passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira (21). A unidade de saúde mental se mudará da Rua Warner, 300, no Jardim Hollywood, para a Rua Francisco Visentainer, 800, Bairro Assunção, na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No local já funciona o Caps Adi (Álcool e Drogas Infantojuvenil), unidade de saúde mental de referência para adolescentes em sofrimento psíquico devido ao uso de substâncias psicoativas. 

As linhas de cuidado desenvolvidas pelo Caps Infantil, em conjunto com outros serviços da rede de saúde, educação e assistência social, serão mantidas. Além do acompanhamento médico, são ofertados a usuários e familiares atendimentos individuais e/ou grupais de acordo com o projeto terapêutico de cada jovem. Há ainda atividades artísticas e esportivas, entre as quais o Projeto Remando para a Vida (atividade socioesportiva na Represa Billings) e a Equoterapia, realizada em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

A coordenadora do Caps Infantil explica que o serviço é referência para 330 famílias e realiza cerca de 1.300 atendimentos por mês.  Em caso de necessidade é indicado acompanhamento intensivo, com possibilidade de o jovem permanecer em atendimento no centro durante o período diurno, inclusive diariamente. O cuidado é realizado por equipe multiprofissional, composta de educador físico, enfermeiro, fonoaudiólogo, monitor de oficina, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra infantil, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional.

 A coordenadora de Saúde Mental afirma que a mudança de endereço visa à integração com o Caps já em funcionamento no local, possibilitando maior qualificação do cuidado prestado. “Isso permite que continuemos avançando na assistência em saúde mental voltada ao público infanto-juvenil, articulando respostas às mais variadas necessidades. Importante também que o setor da Saúde possa agir no sentido de problematizar o estigma social que envolve crianças e adolescentes portadoras de sofrimento psíquico de toda ordem”, afirma.

O prédio da Rua Warner passará por reformas para ampliação da oferta de serviços do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). O horário do Caps será ampliado, passando a funcionar 24 horas. Não há necessidade de agendamento; o acolhimento é feito das 7h às 19h para a demanda espontânea e também para encaminhamentos feitos por escolas, Conselho Tutelar, Sedesc, Fundação Criança, unidades de saúde, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4331-3892 e 4335-3975.