Asset Publisher Asset Publisher

Cidade oferece serviço gratuito de castração de cães e gatos

23 de Mar de 2015 Vladimir Ribeiro
Morador deve retirar guia para esterilização no Centro de Controle de Zoonoses, que passa por reforma e ampliação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Bernardo oferece serviço gratuito de castração de cães e gatos.  A Administração possui convênio com uma clinica particular para atender a demanda da cidade.

Para ter acesso ao serviço é necessário entrar em contato com o CCZ, por meio do telefone 4365-3349, e agendar a retirada da guia de castração. É necessário apresentar comprovante de residência, CPF, RG e uma foto do animal. O CCZ fica na Av. Dr. Rudge Ramos, 1740, Rudge Ramos.

Em 2014, foram realizadas 3.922 castrações de cães e gatos. Com a reforma e ampliação do CCZ, prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano, a expectativa é que haja o aumento desse número. O Centro vai ganhar uma nova sala cirúrgica, o que possibilitará a esterilização de mais de 400 animais por mês. Hoje conseguimos atender uma demanda de 60 animais, explicou o chefe da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses do CCZ, Marcos Trench.

Trench lembrou que há uma espera de aproximadamente 50 dias para a retirada da guia. É necessário que o cão ou gato tenha, no mínimo, dois meses de vida para fazer o procedimento. O veterinário fará uma avaliação do animal para verificar as condições antes da cirurgia, disse.

Além do centro cirúrgico para a esterilização, estão sendo construídos mais alojamentos para animais e vestiários para funcionários, área de quarentena, laboratório de entomologia (estudos de insetos) e de diagnóstico de Zoonoses e de animais peçonhentos.

O investimento previsto é superior a R$ 2,2 milhões, sendo cerca de R$ 1,4 milhão do Governo Federal, R$ 550 mil de emenda parlamentar e R$ 200 mil dos cofres municipais. As intervenções devem ser concluídas no segundo semestre deste ano.

A reforma do CCZ foi eleita como prioridade durante o Orçamento Participativo de São Bernardo.

Local: Centro de Controle de Zoonoses

Endereço: Av. Dr. Rudge Ramos,1740, Rudge Ramos, São Bernardo