Editor de continguts Editor de continguts

Vés enrere

Com a presença de Dilma, prefeito assina contrato para obras do Corredor Leste-Oeste

03 de jul. de 2014 Ana Lúcia Almeida
Em solenidade nesta terça-feira (2) com a presidenta da República, Dilma Rousseff, em Brasília, o prefeito de São Bernardo do Campo, assinou contrato de financiamento de R$ 165 milhões com a Caixa Econômica Federal para as obras do Corredor Leste-Oeste. Com 13 quilômetros de extensão, será o maior entre os 12 corredores programados para serem construídos pela Administração Municipal. De acordo com o prefeito, "o corredor Leste-Oeste, sozinho, representará, do ponto de vista de investimento e de impacto na cidade, o equivalente a oito obras da Avenida Lions." A obra, prevista para ser concluída em 24 meses, terá início na divisa com Diadema pela Estrada Samuel Aizemberg.
A obra, prevista para ser concluída em 24 meses, terá início na divisa com Diadema pela Estrada Samuel Aizemberg, passando pela Avenida José Odorizzi, Viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes, chegando à Praça dos Bombeiros, na região do Jardim Irajá. Para a implantação da faixa exclusiva de ônibus, a Samuel Aizemberg e a José Odorizzi serão duplicadas.
Também faz parte do projeto a construção de três viadutos: o primeiro irá transpor a Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, ligando a Estrada Samuel Aizemberg à Rua dos Flamingos; o próximo passará sobre a Avenida Robert Kennedy, seguindo pela José Odorizzi, próximo ao Clube Mesc. Já o terceiro elevado será construído sobre a Praça dos Bombeiros, fazendo a ligação das avenidas Rotary e Luiz Pequini.
Segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, o plano de trabalho prevê a abertura de cinco frentes de trabalho, que serão executadas simultaneamente. A primeira sairá da divisa com Diadema, com a duplicação da Estrada Samuel Aizemberg, sentido Centro de São Bernardo. As próximas incluem a construção dos três viadutos, mais as alças de acesso e duplicação do Viaduto Tereza Delta. No total, estão previstas 198 desapropriações, que já estão sendo negociadas.
O investimento total na obra será de R$ 419 milhões, sendo R$ 247 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade ¿ dos quais, R$ 165 milhões de financiamento e R$ 82 milhões do Orçamento Geral da União ¿ e R$ 172 milhões do município.
Transporte público ¿ O projeto do Corredor Leste-Oeste é parte de uma rede que vai melhorar a circulação viária de modo geral, mas que beneficiará, principalmente, o sistema de transporte coletivo. Isso será proporcionado pela tecnologia operacional, com sistema de monitoramento eletrônico de operação, garantindo regularidade na prestação de serviço aos usuários.
Outro diferencial serão as informações disponibilizadas aos passageiros nos pontos de parada, por meio de painéis eletrônicos e via web. Para isso, os usuários contarão com aplicativo que fornecerá informações em tempo real dos horários das linhas e atendimento em cada um dos pontos, entre outras facilidades.
Melhoria no viário ¿ Somado ao corredor Faria Lima e ao corredor Alvarenga/Robert Kennedy/Couros, o Leste-Oeste proporcionará nova possibilidade de ligação entre os diversos bairros localizados neste eixo e também ao município de Diadema.
"Juntamente com o corredor Alvarenga/Robert Kennedy/Couros, o Leste-Oeste dará um grande alívio na circulação do município, em especial nas avenidas Faria Lima, Lucas Nogueira Garcez e Piraporinha, que estão entre os maiores gargalos de trânsito na cidade", explica a consultora da Secretaria de Transportes e Vias Públicas.
Estudos da Secretaria de Transportes apontam, por exemplo, que o volume de tráfego na Avenida Faria Lima deverá ser reduzido de 20,2 mil para 13,9 mil passageiros/hora, e na Avenida Lucas Nogueira Garcez, de 11,6 mil para 8,3 mil passageiros por hora, o que representa uma diminuição de 7% do carregamento em cada uma dessas vias.