Asset Publisher Asset Publisher

 
Back

População precisa colaborar no combate ao mosquito da dengue

População precisa colaborar no combate ao mosquito da dengue

10 de Mar de 2015 Helder Coelho
É importante que os moradores permitam a entrada de agentes da zoonose que buscam criadouros do mosquito

Apesar do avanço da dengue em todo o Brasil, os agentes de combate ao mosquito Aedes aegypti encontram dificuldades no acesso às residências de algumas áreas de São Bernardo do Campo, especialmente em bairros que possuem mansões e condomínios de luxo. É o caso da Chácara Inglesa, atualmente um dos bairros mais atingidos pela doença no município, mas onde há muitos imóveis fechados ou mesmo resistência por parte de moradores em permitir que os agentes entrem nas casas em busca de criadouros do mosquito.

Nesta segunda-feira (9), foi iniciada mais uma etapa na campanha contra a dengue com a nebulização (aplicação de inseticida) nas ruas da Chácara Inglesa, operação que deverá se estender pelos próximos quatro dias.

Na semana passada, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu em todas as ruas do bairro o chamado bloqueio, ação que consiste em visitas casa a casa para a localização e eliminação de larvas do mosquito. O imóvel do antigo Best Shopping, que é monitorado quinzenalmente, também foi inspecionado pelos agentes.

Atualmente São Bernardo conta com 19 casos autóctones (contraídos no município) confirmados, sendo que quatro deles foram registrados na Chácara Inglesa. No bloqueio realizado na semana passada, mais de cem imóveis foram vistoriados. Outros 68 encontravam-se fechados e em 20 os moradores não permitiram a entrada dos agentes. No sábado, o CCZ retornou ao bairro exclusivamente para visitar esses 88 imóveis pendentes, mas houve êxito em apenas 16 deles.

Nos próximos dias, o CCZ tentará localizar os proprietários dos imóveis fechados e fazer contato com eles para que autorizem a entrada em suas residências. Outra estratégia é lançar larvicidas nas piscinas dos imóveis vazios a partir de residências vizinhas.

Além da Chácara Inglesa, a Prefeitura vem realizando nebulização e mutirões casa a casa nos bairros Jardim Calux, Pauliceia, Cantareira e Santa Terezinha. De janeiro a fevereiro deste ano, além dos 19 casos autóctones, foram confirmados em São Bernardo outros 54 importados (contraídos em outras cidades).