アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Jovens de São Bernardo debatem Saúde e Educação em Conferência Lúdica

23 de 4 de 2015 Marco Borba
Evento, realizado nesta quinta-feira, marca a abertura da Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Educação, qualidade de vida, Saúde e acesso à mídia foram os quatro eixos temáticos debatidos nesta quinta-feira (23) durante a Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo, realizada na Fundação Criança. O evento marca a abertura da Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que acontece nesta sexta-feira (24), no CAMP – SBC Centro de Formação e Integração Social. Assista vídeo.

Neste ano, o tema debatido na Conferência Municipal será “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Nos dois encontros, o objetivo é debater, formular e avaliar políticas e ações voltadas a esse público - crianças e adolescentes - e, ao mesmo tempo, contribuir para a cooperação entre o poder público e organizações da sociedade civil envolvidas com esses temas. A conferência ocorre a cada três anos.

Além de educadores e de cerca de 150 jovens, entre estudantes e meninos e meninas atendidos pelos programas sociais do município, participaram da Conferência Lúdica o presidente da Fundação Criança e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania.

“É uma oportunidade que temos, enquanto poder público, de discutir e promover ações preventivas que protejam uma geração inteira de crianças e adolescentes e, assim, criar condições para termos uma sociedade mais justa e saudável”, analisou a secretária.

Eleito na última conferência regional para representar o Grande ABC na Conferência Estadual, Enrico Gomes Pereira, 18 anos, afirma que a realização desses eventos representa um avanço. “Com essa iniciativa, deixamos de ser agentes passivos das ações do Estado. Agora podemos opinar e dizer o que achamos mais adequado ao nosso futuro e o do País.”

Atento às discussões no Congresso e na mídia sobre a redução da maioridade penal, Enrico afirmou ser contrário à medida. “Toda discussão é válida. Mas temos outros temas mais importantes para debater, como a qualidade de ensino e da Saúde. Se em outros países a redução (da maioridade) não resultou em diminuição da criminalidade, é sinal que precisamos inovar, buscar um caminho próprio. Talvez se consiga isso reorganizando a segurança pública e as polícias para que a gente tenha mais segurança.”

Serviço – A Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente será realizada no CAMP (Rua Robert Kennedy, 2.950, no Bairro Assunção), entre 8h30 e 17h30.