アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Conselheiros participam de Caravana das Prioridades do OP

30 de 5 de 2015 Aglaupe Grana
A segunda Caravana das Prioridades do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo do Campo foi realizada neste sábado (30/6).

O ponto de partida foi o Paço Municipal, com visita às obras do Drenar, seguindo para às eleitas como prioridade no OP. Os membros do Conselho Municipal do Orçamento (CMO), eleitos pela comunidade durante o OP, participaram das vistorias.

A secretária de Orçamento e Planejamento Participativo participou de todas as visitas e ressaltou a importância da caravana. “A secretaria e o Conselho Municipal têm a obrigatoriedade de prestar contas à população. Faz parte das tarefas do conselho monitorar as obras”, afirmou.

Promovida pela Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo, a caravana tem como objetivo proporcionar aos conselheiros a oportunidade de conhecer as principais obras, concluídas e em andamento, eleitas pela população como prioridades durante as plenárias do OP.

“Nessas visitas a gente vê o quanto é enorme e bem elaborada as novas estruturas que a Prefeitura está entregando”, comenta a moradora e conselheira do Jardim Jussara, Maricelia Silveira.

O roteiro da visita começou pelo Paço Municipal e seguiu para o Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo (Alvarenga), obras dos córregos Capuava e Pindorama, Tanque da Mulatas, Ipiranga e Vivaldi e, encerrando o dia, a obra do Piscinão Jacquey, estas últimas na região do Rudge Ramos.

Prestação de contas a partidos e sindicatos

Dando sequência ao ciclo de plenárias de prestação de contas do OP, a Prefeitura realizou na noite do dia 29 mais um encontro. Desta vez, com partidos políticos, sindicatos, diretórios e militantes. A plenária aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com a presença do prefeito de São Bernardo e de seu secretariado. A partir de 8 de junho, começam as plenárias com a população nas 20 regiões nas quais a cidade foi dividida para o OP.

O público presente, constituído por representantes de vários partidos políticos de São Bernardo, sindicatos, deputados, vereadores e militantes em geral, assistiu a um vídeo com as principais obras e projetos que foram e estão sendo executados na cidade. Desde 2009, esses investimentos contabilizam R$ 2 bilhões, valor inferior apenas ao investido pela capital de São Paulo no mesmo período.

Os representantes conheceram melhor toda a transformação pela qual passa a cidade nas áreas de saúde, habitação, educação, segurança urbana, esporte e lazer, infraestrutura, além dos macroprojetos da Prefeitura em mobilidade urbana, com a implementação dos corredores de ônibus, e o Programa Drenar, que compreende obras de combate às enchentes em vários pontos de São Bernardo.

“Tudo o que fizemos só foi possível porque a população tomou para si esse processo de participação e transformação. O leque de intervenções que realizamos foi feito junto com os moradores e o resultado não poderia ser diferente. Hoje, o retrato de nossa cidade é totalmente diferente do que quando assumimos, lá em 2009, e, com certeza, a qualidade de vida dos moradores é muito melhor”, explicou o prefeito.