מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

חזרה

Crianças aprendem regras de trânsito e cobram respeito às leis

30 de ינו de 2015 Ana Lucia Almeida
O Centro de Reflexão de Trânsito recebe mensalmente, em média, a visita de mil estudantes de SBC

Aprender brincando. Essa é a proposta das ações oferecidas pelo Serviço de Educação para o Trânsito de São Bernardo do Campo. Por mês, o Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) recebe, em média, a visita de mil estudantes do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares do município. Mais do que aprender, os estudantes passam a ser multiplicadores, pois passam a cobrar dos pais o respeito às leis de trânsito.

Durante as atividades nas visitas agendadas, os alunos passam por experiências no trânsito no papel de ciclistas, pedestres e passageiros. “Adorei o passeio. Lá aprendemos várias coisas, como atravessar a rua e respeitar as leis de trânsito”, conta Ana Beatriz Silva Leite, 10 anos, aluna da Emeb Prof. Geraldo Hypólito.

Além de aprenderem as regras básicas, as crianças identificam e reconhecem os equipamentos e sinalização de trânsito, como semáforos e faixas de pedestres. “Naquele dia, andando na ciclovia, me senti como seu fosse adulto”, lembra Guilherme Santana Dantas, 8 anos, da Emeb Cassiano Faria.

Para a professora Gislaine Barizon, o assunto deve ser abordado com mais frequência nas escolas. “É uma prática muito importante, pois os alunos levam o que aprenderam para dentro de casa e acabam sensibilizando os pais, cobrando deles uma atitude correta no trânsito”, afirma.

“Se a gente continuar levando o que aprendemos para o dia a dia, nunca vamos esquecer”, observa Victoria Santos Verrone, 10 anos, da Emeb Prof. Geraldo Hypólito.

“O trânsito que queremos” - Algumas escolas, por iniciativa própria, dão continuidade ao trabalho realizado no CRT. No caso da Emeb Prof. Cassiano Faria, o projeto com a temática voltada ao trânsito surgiu antes da visita ao circuito montado pela Administração exatamente para educar as crianças.

“O principal, para nós, foi que as crianças entenderam a mensagem e continuam transmitindo para as famílias conceitos básicos, mas indispensáveis para a segurança no trânsito”, ressalta a vice-diretora Neli Ferreira Costa.