アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Curso discute economia de recursos naturais nas administrações públicas

05 de 11 de 2015 Vladimir Ribeiro
Capacitação é resultado de parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura de SBC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Ministério do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, promovem nesta quinta-feira (05), a partir das 9h, o 1º Curso de Sustentabilidade na Administração Pública. A capacitação tem o objetivo de inserir o tema da sustentabilidade nas ações das administrações públicas a  partir das diretrizes e experiências apresentadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

O curso é direcionado para técnicos de órgãos públicos e demais interessados, que serão estimulados a incorporarem os princípios e critérios socioambientais nas rotinas de trabalho e na prestação de serviços, levando à economia dos recursos naturais e à redução dos gastos institucionais. Entre os temas que serão abordados estão eficiência energética, uso racional de água, compras e construções sustentáveis.

O evento contará com a participação do representante da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; o Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda; e o Coordenador do Grupo de Trabalho Meio Ambiente, que também é Secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo e Presidente Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

A diretora da Secretaria de Gestão Ambiental de São Bernardo destacou que a iniciativa e a parceria com o Ministério do Meio Ambiente reforça a liderança das administrações públicas na indução de formas de gestão mais sustentáveis, principalmente na aquisição e utilização de bens, materiais e serviços.  “É importante que as administrações públicas sirvam de exemplo e estimulem os demais setores da sociedade a adotarem práticas sustentáveis nas suas rotinas de trabalho e no dia a dia”, destacou.

O Consórcio Intermunicipal e o Ministério do Meio Ambiente também irão atuar na implementação das políticas de sustentabilidade nas prefeituras da região.

Agenda – Desde 2013, a Prefeitura de São Bernardo realiza diversas ações, por meio da Agenda Municipal de Sustentabilidade, para evitar o desperdício de recursos naturais. Um exemplo é a implementação da coleta seletiva nos próprios públicos, que vem aumentando a quantidade de materiais descartados pela administração pública que são reaproveitados.

Em 2014, também teve início a campanha Papa Óleo, que tem como objetivo coletar e dar destinação ambientalmente correta para o óleo de cozinha usado: a cada dois litros de óleo entregues, o munícipe recebe duas pedras de sabão ecológico como incentivo por sua atitude sustentável. Para incentivar o consumo consciente junto aos servidores e público externo, foi lançada a campanha de uso racional dos recursos naturais. A conscientização foi feita por meio de adesivos fixados em locais públicos - como parques, bibliotecas e teatros - e que lembram a importância de boas práticas ambientais. Os adesivos alertam sobre a necessidade de poupar água, economizar energia elétrica e evitar o desperdício de papel toalha.

9h – Abertura

Hamilton Lacerda – Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

9h30 – Início do curso

Introdução à  Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P