Agrégateur de contenus Agrégateur de contenus

Direito à saúde pública e de qualidade é tema de conferência em SBC

17 de juin de 2015 Vladimir Ribeiro
Evento, no fim de semana, antecede conferências estadual e nacional sobre políticas para a saúde

Com o objetivo de debater propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, São Bernardo recebe, sábado (20) e domingo (21), a IX Conferência Municipal de Saúde. O tema deste ano é ‘Saúde Pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’. O evento antecede as conferências estadual e nacional do setor. O encontro é uma oportunidade para que os delegados eleitos nas pré-conferências discutam e defendam idéias sobre as políticas públicas de saúde.

Participarão da conferência 272 delegados, sendo 136 representando usuários, 68 trabalhadores da saúde e 68 gestores e prestadores de serviços. Ainda estarão presentes 30 convidados da comissão organizadora e 20 observadores, que poderão ser quaisquer pessoas interessadas em acompanhar os trabalhos.

Esses últimos poderão se cadastrar na abertura do evento.O atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo, José Freire, explicou que uma lei federal determina a realização dos encontros a cada quatro anos. Porém, em São Bernardo, essas conferências são realizadas a cada dois anos por conta de lei municipal. “Como temos uma política de saúde municipal que já foi discutida no início da atual administração, vamos debater propostas para as esferas estadual e federal”, destacou.

Serão debatidas 123 propostas, divididas em oito eixos. Essas propostas, que serão discutidas por 16 grupos, devem ser validadas na plenária final. As diretrizes foram elaboradas em 13 pré-conferências de saúde realizadas em São Bernardo entre os dias 4 e 21 de maio e que contaram com a participação de 879 pessoas.

Alguns dos temas que serão discutidos são financiamento do SUS, participação social da população e atendimento em especialidades médicas.

No sábado (20), haverá apresentação cultural com a esquete teatral ‘O Lúdico’, do Coletivo de Artistas da Saúde Mental.

A IX Conferência Municipal de Saúde ocorre a partir das 8h, na Coordenadoria de Assuntos para a Juventude (CAJUV)  - Av. Redenção, 271, no Centro.