Documento comprova pagamento por débito automático na Prefeitura de SBC

24 de Mar de 2015 Niceia de Freitas
Mais de 2,2 milhões de documentos foram emitidos no ano passado; somente 280 mil optam pelo sistema da rede bancária

A Prefeitura de São Bernardo do Campo emitiu mais de 2,2 milhões de documentos relativos a impostos municipais em 2014 utilizados para arrecadação como IPTU e taxas de fiscalização. Destes, aproximadamente 280 mil são pagos com processo de débito automático pelo sistema da rede bancária. E mais de 372 mil se referem a contribuintes que ainda vão ao guichê de caixa nas datas de vencimento, em que há maior procura e consequentes filas de espera. Ao final do pagamento, a Prefeitura gera um comprovante de quitação.

Para o Departamento do Tesouro da Secretaria de Finanças, a adesão ao processo eletrônico é pequena em relação às facilidades que o sistema oferece. “Por um lado, evita o esquecimento e acréscimo de multa, em caso de atraso e, por outro, garante a arrecadação”, explica o diretor da Pasta.

O diretor disse que o débito automático é um sistema seguro, já que a Prefeitura emite um termo de quitação em relação aos pagamentos feitos pelo sistema. O documento identifica o imposto, o número da inscrição imobiliária, a referência ao exercício, parcelas, data de pagamento, valor, entre outras informações. “É um comprovante para o munícipe que tem o hábito de guardar o documento impresso”, explica.

Dos mais de 2,2 milhões de documentos emitidos no ano passado, 1,3 milhão são fichas de compensação com códigos de barra que aceitam pagamento pelo sistema eletrônico em qualquer lugar do território nacional. Cerca de 270 mil são pagos pela internet ou pelo sistema de autoatendimento em caixas eletrônicos. Os bancos conveniados são o Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, HSBC, Citibank e Bancoob.