Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Doe leite materno e ajude a salvar a vida de bebês prematuros

Doe leite materno e ajude a salvar a vida de bebês prematuros

06 de Jul de 2015 Ana Lucia Almeida
Para ser uma doadora, as mães devem produzir leite em excesso, ser saudáveis e não usar medicamentos que impeçam a doação

Enquanto muitas mulheres encontram dificuldades para amamentar seu bebê, outras foram agraciadas com abundância de leite materno. Apesar do desconforto em vazar e das mamas doloridas por estarem cheias, se esse é o seu caso, então você tem muitos motivos para se sentir especial! J

Considere, em primeiro lugar, que seu bebê sempre estará bem alimentado e em contato direto com você. Isso garante a boa saúde dele, já que o leite materno tem tudo o que ele precisa. Além disso, nada como esse momento de ternura na vida de uma mulher, não é mesmo?

Agora vem o mais importante: Você pode doar o leite excedente e ajudar a salvar a vida de bebês prematuros, internados em UTIs neonatal, que precisam do leite materno para sobreviver.

Em São Bernardo do Campo, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU) envia uma equipe semanalmente à residência das doadoras para receber o leite doado, que deve ser congelado.  Esse serviço é feito o ano inteiro, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A equipe técnica do hospital ainda oferece todas as orientações quanto à retirada e armazenamento do leite. O material necessário para a coleta também é fornecido pelo hospital.

 

Como doar

Para serem doadoras, as mães devem produzir leite em excesso, ser saudáveis e não usar medicamentos que impeçam a doação. A orientação é que o leite seja retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

Antes da liberação para consumo, o banco de leite faz um rigoroso controle de qualidade no leite doado, que também passa por um processo de pasteurização para a eliminação de bactérias e é submetido a um teste de controle microbiológico. 

O Banco de Leite Humano também desenvolve trabalho para auxiliar as mulheres no período da amamentação e conta com profissionais qualificados para orientar sobre a saúde da criança.

Para mais informações, o telefone é 4365-1480, ramal 1203. O atendimento é feito 24 horas.

Assista também : 9 dicas para amamentar com sucesso

                            'Mães de leite' ajudam a salvar prematuros