São Bernardo capacita mulheres para eletricista residencial

18 de Mar de 2015 Cosmo Silva
Dos 13 alunos do curso de elétrica residencial, 11 são mulheres interessadas no ofício

Profissão que já foi reconhecida essencialmente como masculina, eletricista residencial tem atraído cada vez mais mulheres. Dados sobre a participação feminina em profissões ligadas ao universo masculino mostram que o mundo já não é mais o mesmo. Em São Bernardo, nos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura em áreas como marcenaria, construção civil e elétrica, a procura feminina tem sido cada vez mais frequente

Exemplo dessa desmistificação é notado no curso de elétrica residencial ministrado na Escola Municipal Madre Celina Polci, no Baeta Neves. De um total de 13 alunos, 11 são mulheres. Maisa Jesus da Paixão percebeu no curso uma oportunidade de crescimento profissional e elevação salarial. Segundo ela, além de possibilitar maiores perspectivas de trabalho, a profissão pode “muito bem” ser executada por uma mulher. Assista vídeo.

“Depois de trabalhar como balconista e cuidadora de idosos, descobri que a Prefeitura oferecia vários cursos de capacitação. Quando me deparei com a oportunidade de fazer elétrica residencial, me perguntei: ‘porque não?’ Acabo o curso no fim deste ano e tenho certeza que vou me dar bem”, apontou.

Questionada sobre o que de fato já tinha aprendido no curso, foi enfática: “Já troco chuveiro e lâmpada com perfeição”, afirmou, rindo.

Além do curso de elétrica residencial, a Prefeitura de São Bernardo oferta para mulheres interessadas outras áreas tidas como tipicamente para homens, como alvenaria com revestimento, pintura com textualização e instalação de rede (telefonia, TV a cabo e computadores).

Todos os cursos são oferecidos pela Secretaria de Educação do município, via divisão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, além de proporcionar elevação da escolaridade, proporciona aos alunos mais qualificação profissional.

Onde fazer

Cursos

Paisagismo e arte floral, corte e costura iniciante, manicure e depilação, salgados, confeitaria, decoração de festas, panificação, confeitaria

EM Marly Buíssa