Em São Bernardo, obra do novo CAPS Alves Dias será entregue em 2024

02 de Out de 2023 Vivian Rossi

Obras do novo equipamento ampliará o atendimento em Saúde Mental da rede municipal

Em vistoria na tarde desta segunda-feira (2/10), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou que as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas Alves Dias serão entregues no primeiro semestre 2024. A futura unidade, que funcionará em sede própria – localizada na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, altura do nº 2.500 – fornecerá todo atendimento necessário aos pacientes que precisam de tratamento para ficarem longe destas substâncias.

O investimento em todo o projeto é de aproximadamente R$ 6 milhões. O atendimento será das 7h às 19h em livre demanda e também funcionará 24 horas para os pacientes que estiverem em tratamento de regime interno.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a ação corresponde ao plano de ampliação dos atendimentos de saúde mental no município. “Toda a estrutura para a recuperação destes pacientes é fornecida pela nossa rede, com amplo apoio de uma equipe multiprofissional. Além disso, a aceitação da doença e o acolhimento e apoio da família são fundamentais no processo para se livrarem do vício”, declarou.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho explica que dentre as terapias adotadas está a prática de esportes. A nova unidade contará com uma quadra poliesportiva, que ofertará diversas modalidades. “A saúde mental de São Bernardo está se adequando ao novo modelo de tratamento, com oferta de serviço humanizado e respeitoso, para recuperar e reinserir o indivíduo na sociedade. Além de cuidados médicos, neste espaço, teremos também as salas de atividades coletivas, academia, sala de bem-estar, entre outras”, destacou.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO – A mudança de unidade possibilitará a ampliação de sua capacidade, com maior número de salas e significativa melhoria dos espaços de atendimento como um todo. Atualmente, são realizados aproximadamente de 1.500 atendimentos por mês. A nova unidade contará com leitos de curta permanência, ofertando ambiente protetivo e acompanhamento 24 horas para pessoas com quadros psiquiátricos agravados pelo uso de substâncias, bem como para o manejo da abstinência.

INVESTIMENTO NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – São Bernardo possui em sua rede de atenção à saúde mental nove CAPS, dos quais três foram entregues na atual gestão: CAPS III Rudge Ramos, CAPS III Farina e CAPS III Selecta. Além disso, o município também oferece um pronto-socorro de saúde mental 24 horas, além de república e residências terapêuticas.