Asset Publisher Asset Publisher

Enfermagem garante atendimento humanizado na rede municipal

15 de Mai de 2015 Vladimir Ribeiro
Enfermeiros, auxiliares e técnicos participaram da Semana da Enfermagem no Complexo Hospitalar de SBC

Para garantir o atendimento humanizado na rede municipal de saúde, a Prefeitura de São Bernardo conta com as equipes de enfermagem. Na rede de atenção básica, esses profissionais têm o primeiro contato com o público que busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de serem responsáveis por muitas das consultas prestadas aos usuários.

Atualmente, somente na atenção básica, a rede municipal de saúde conta com 337 profissionais da área, sendo 167 enfermeiras, 129 auxiliares e 208 técnicos.

“Ela acompanhou todo o meu pré-natal. Por se tratar de uma mulher, me sentia mais à vontade para falar e discutir certas questões”, disse a dona de casa Clemencia Alves de Oliveira Camilo, durante consulta do pequeno Hyudi Marinho Alves Camilo, de 1 ano e meio, na UBS Jardim Represa.

Clemencia fazia referência à enfermeira Julia Karine Ferreira Bessa, que está na unidade há três anos e também é responsável pelo acompanhamento do crescimento de Hyudi. “Além do pré-natal e esse acompanhamento do crescimento das crianças, fazemos consultas para os casos de hipertensão e diabetes”, destacou a enfermeira.

Em 2008, antes da implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) na rede de atenção básica, as enfermeiras realizaram 59.651 consultas. Em 2014, com o programa presente em todas as UBSs da cidade, foram responsáveis por 224.980 consultas. “No início, havia certo receio por parte da população em ser consultada por enfermeiras, mas, aos poucos, fomos vencendo essa barreira”, disse Julia.

Porém, a rede conta ainda com os técnicos de enfermagem, que são responsáveis por acompanhar pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ministrar medicamentos; e auxiliares de enfermagem, que fazem a organização de medicamentos e aplicação de vacinas, entre outras atividades.

A chefe da Seção de Unidades Básicas de Saúde Simone destacou que o papel da enfermeira é importante, pois ajuda a desafogar a procura pelo médico. “A população ainda procura pelo médico, mas as enfermeiras, de acordo com o Ministério da Saúde, podem realizar determinados atendimentos”, explicou.

Ela destacou ainda que as enfermeiras são responsáveis por visitas domiciliares a pacientes acamados, por exemplo. “Nesse caso, o trabalho é de orientação e acompanhamento. Mas são profissionais que focam o cuidado, prevenção e orientação para uma melhor saúde”, disse.

Cuida de quem cuida – Ao longo desta semana, foi realizada no Complexo Hospitalar de São Bernardo a Semana da Enfermagem. A atividade ocorre anualmente e, neste ano, abordou o tema “Cuidando de quem cuida”, oferecendo atividades de capacitação, reciclagem profissional e web-conferência, entre outras