Agrégateur de contenus Agrégateur de contenus

Engajamento marca abertura de atividades em homenagem à mulher

03 de mars de 2015 Marco Borba
Evento aconteceu nesta segunda-feira, no Centro de Referência do Idoso

A abertura da programação especial preparada pela Prefeitura de São Bernardo para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3) foi marcada pelo engajamento e discussão de políticas públicas para esse público, como o combate à violência doméstica e a conquista de espaços na vida social. O evento aconteceu nesta segunda-feira (2), no Centro de Referência do Idoso (CRI).

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania reforçou a importância da participação da mulher nos temas do seu cotidiano. “Na política, por exemplo, temos uma mulher na presidência da República. No entanto, no Legislativo, ainda há poucas vereadoras e deputadas. É preciso que a mulher seja mais participativa e busque seu espaço.”

Segundo a secretária, a criação de políticas públicas voltadas a esse público e a criação da Lei Maria da Penha têm contribuído para o combate à violência contra a mulher. Destacou, no entanto, que ainda há muito a ser feito. “Precisamos avançar para mudar essa cultura de violência contra a mulher. Muitas ainda são vítimas, não só da violência física, mas também psicológica. Representamos 50% da população e somos mãe dos outros 50%. Ainda assim, somos muito discriminadas. Só com uma maior participação da mulher nas discussões referentes ao seu cotidiano teremos uma sociedade mais justa”, disse.

Durante o evento de abertura, o Coral Cristal interpretou músicas de diversos compositores brasileiros.

A programação completa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher pode ser conferida no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).

As atividades em homenagem à mulher visam mostrar os diversos papéis desempenhados pelo público feminino na sociedade e valorizar sua contribuição para a construção da história no mundo, no país e na cidade.

O Dia Internacional da Mulher é uma data em que as mulheres, em várias partes do mundo, vão às ruas para relembrar suas conquistas, reivindicar direitos de cidadãs e assegurar a igualdade.