Asset Publisher Asset Publisher

 
返回

Estoque de leite é crítico: bebês precisam dele para sobreviver

Estoque de leite é crítico: bebês precisam dele para sobreviver

03 de 三月 de 2015 Vladimir Ribeiro
O banco de leite humano precisa de doações; estoque só dá para 15 dias

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo está operando, no momento, com estoque para somente mais 15 dias de atendimentos. Atualmente, bebês prematuros ou de baixo peso recebem o leite coletado e armazenado no banco.

A responsável pelo Banco de Leite Humano do HMU destacou que esse é o nível de estoque mais baixo com que já trabalhou. “Apesar das nossas campanhas, não estamos conseguindo captar novas doadoras. Isso é algo que nunca aconteceu”, disse.

A coordenadora destacou que, no momento, muitas mães estão deixando de doar. “Algumas não produzem mais tanto leite e, em outros casos, são doadoras que estão sem tempo para efetuarem a doação”, exemplificou.

As campanhas do HMU para captar novas doações irão continuar e Nerli enfatiza a necessidade de que mais mães possam doar o alimento. “Estamos atendendo um número de bebês considerado baixo. Precisamos que todas as mães que têm leite excedente nos ajudem”, salientou.

Para colaborar, é preciso ser saudável, estar amamentando e ter sobra de leite. Sinais típicos de leite excedente são mamas muito cheias e registro de vazamentos constantes, mesmo após as mamadas. Não há volume mínimo para doação.

A primeira doação é feita dentro do HMU, enquanto as demais são retiradas na casa das doadoras. A gerente do Banco explicou que as mães são instruídas a como fazer a coleta do leite e como armazená-lo em casa. "Temos um carro para fazer a retirada na casa das doadoras. Inclusive, temos uma ‘motomilk’ para ir aos locais de difícil acesso", disse.

As mamães dispostas a se tornar doadoras devem entrar em contato com o banco pelo telefone 4365-1480, ramal 1203. O atendimento é feito 24 horas.