Asset Publisher Asset Publisher

Ex-fumantes participam de encontro na UBS Rudge Ramos

29 de May de 2015
Programa Municipal de Atenção à Pessoa Tabagista está presente em 24 Unidades Básicas de Saúde do município

O Programa Municipal de Atenção à Pessoa Tabagista de São Bernardo do Campo promoveu o 1º Encontro de Ex-Fumantes nesta quinta-feira (28), na sede do Centro Regional de Especialidades (CRE) Rudge Ramos. Presente em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do CRE, o serviço atende usuários do SUS que desejam parar de fumarDurante o encontro, foram apresentados os resultados obtidos com os pacientes. Também foram organizadas dinâmicas de grupo e houve exibição de vídeo motivacional.

Dez grupos já foram realizados pelo programa, sendo que aproximadamente 15 pessoas participaram em cada um deles. Pela estimativa da médica Sonia Maria Martins, coordenadora do programa, de 53% a 60% dos participantes deixam o tabaco após a participação no grupo, que tem duração de três meses.

Os encontros são semanais e têm duração de uma hora. Para participar, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa. Caso a UBS não conte com o programa, o usuário é encaminhado para tratamento no CRE Rudge Ramos.

Além da abordagem motivacional, o paciente recebe medicação, caso necessário, podendo ser em comprimidos ou com terapia de reposição nicotínica por meio de adesivo ou goma de mascar. “Geralmente, os participantes do programa são fumantes que têm esse hábito por mais de 20 anos. Temos casos de desistências nos primeiros encontros, pois deixar o tabaco é algo que depende também da força de vontade de cada pessoa”, destacou Sônia Martins.

A cozinheira Maria Consolação Luiz tem resistido e, desde outubro de 2014, deixou de fumar. Foi depois de um quadro de asma e pneumonia que ela resolveu que era o momento de deixar o tabaco. “Estou com 55 nos e fumava desde os 13. Apesar de às vezes sentir vontade, não quero mais saber do cigarro”, relatou.

O último maço de cigarros foi comprado um dia antes de ingressar no programa municipal, ao qual foi encaminhada por um médico da UBS Rudge Ramos. “Não é fácil. Tem que ter muita força de vontade. Hoje indico o programa para todos que conheço, pois se não fosse por isso não teria conseguido deixar de fumar”, disse.