Asset Publisher Asset Publisher

GCMs são homenageados por eficiência nas ações de patrulhamento em São Bernardo

27 de Apr de 2023 July Stanzioni

Guardas foram reconhecidos por ocorrências de destaque realizadas ao longo do mês de março

A Prefeitura de São Bernardo homenageou, na manhã desta quinta-feira (27/4), Guardas Civis Municipais (GCMs) por atuações em ocorrências de destaque durante o mês de março. O GCM 1ª Classe José Trindade foi condecorado pela “ocorrência destaque”, por flagrar uma tentativa de invasão no Jardim Industrial, por meio das câmeras do Centro Integrado de Monitoramento (CIM).

Diante da situação, o GCM repassou rapidamente as informações às viaturas de área, via rádio, que imediatamente se dirigiram ao local e efetuaram vistorias no perímetro externo e interno. Ao término, José Trindade informou que os suspeitos poderiam estar na parte de trás da propriedade. Seguindo as orientações de Trindade, a equipe localizou três indivíduos, sendo dois menores de idade. “É uma felicidade poder homenagear hoje o Trindade. Todos que trabalham com ele, tecem elogios à cordialidade e humanidade com que ele trata as pessoas”, declarou o comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos César.

Trindade fez questão de agradecer seus companheiros de guarda. “Estendo essa homenagem a todos os meus companheiros da GCM, em especial aos que trabalham comigo no monitoramento, porque todos se esforçam em fazer seu trabalho da melhor forma possível. Sou GCM com muito orgulho e não faço nada sozinho, fazemos sempre em conjunto”.

O GCM Supervisor Magnos Cley Vicente da Silva, há 23 anos na corporação, recebeu o certificado de “GCM do Mês” por sua atuação em ocorrência também no final de março na Estrada Mini Imigrantes. O supervisor e os GCMs 1ª Classe Lemos e 1ª Classe Rosivaldo realizavam patrulhamento na região quando foram informados por munícipes que duas carretas estavam estacionadas de forma suspeita em frente a um comércio.

Após consulta dos emplacamentos, constatou-se que ambas as carretas eram produto de roubo de um crime ocorrido em data anterior, sendo que uma delas estava com carga de pó de zinco avaliada em R$ 70.000. Diante disso, foi realizado contato com as vítimas que se apresentaram para recuperar os veículos, além da carga e objetos pessoais. “Cley é um profissional exemplar, que se dedica há duas décadas à corporação e desempenha um ótimo serviço, sendo um grande líder de equipe”, salientou Carlos César.

O homenageado se emocionou ao falar dos anos de dedicação à segurança de São Bernardo. “Todos os dias eu exerço minhas funções como se fosse a minha primeira vez. Só tenho a agradecer a minha equipe que me acolheu muito bem no Batistini e a GCM só tem a ganhar com profissionais como eles”.

RECONHECIMENTO – Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Coronel Carlos Alberto dos Santos reforçou o empenho da administração em tornar permanente as iniciativas de valorização e reconhecimento do trabalho da GCM. “Os GCMs são os nossos verdadeiros heróis. Vocês que têm uma função nobre, que é dar segurança para as pessoas. Hoje estamos tendo a oportunidade de homenagear mais dois heróis da nossa corporação”, disse.