Asset Publisher Asset Publisher

Ginásio Poliesportivo de São Bernardo recebe torneio estadual de Badminton

03 de 五月 de 2023 Fábio Martins

Etapa da modalidade olímpica será disputada neste fim de semana, dias 6 e 7 de maio, com 300 atletas inscritos

Considerado uma das principais praças esportivas do País, o Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, localizado na Avenida Kennedy, 1.155, irá receber outro grande evento neste fim de semana: o campeonato estadual de Badminton. Será a 2ª etapa do torneio, marcada para ocorrer neste sábado (6/5) e domingo (7/5). A fase vai registrar competição nas categorias Aberto e Jovens. A iniciativa contará com 300 atletas participantes nas diversas modalidades em disputa, inscritos por 25 entidades do Estado.

Atual campeã paulista edição 2022, São Bernardo entrará na competição representada por 23 atletas. Com realização da Federação de Badminton e Parabadminton do Estado de São Paulo (Febasp) e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, o evento tem entrada gratuita e é aberto ao público. A modalidade pode ser disputada nas categorias simples (individual), dupla (masculino/feminino) e dupla mista. Os jogos se darão, no primeiro dia, das 9h às 20h e, no domingo, as finais, das 8h até as 17h.

A equipe de São Bernardo estará composta por nomes de destaque no Badminton. Entre eles, Vinicius Gori, atual campeão paulista e número 2 do ranking nacional. Gori, aliás, ao lado de Welton Menezes, forma atual dupla campeã no Estado de São Paulo e top 5 no Brasil. Outro ponto proeminente na modalidade, Geisa Oliveira e Amanda Sanches são duas atletas surdas que participaram mês passado do Pan-Americano de Surdos e se sagraram medalhistas.

“O Badminton está ascensão no Brasil e São Bernardo tem acompanhado a tendência deste crescimento, firmando parcerias para expandir a modalidade e investindo no centro de treinamento, moderno. Como resultado, hoje, a cidade é uma potência no esporte. Todo esse cenário nos coloca novamente como palco de um evento importante no âmbito nacional”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon.

A categoria Jovens está inserida na faixa etária de Sub 9 a Sub 19 (nascidos entre 2005 e 2015). A Aberta, por sua vez, é separada por níveis técnicos (de A até D). Esporte olímpico, o Badminton é uma modalidade com raquetes, parecida com o tênis, onde os atletas devem fazer com que, no caso, a peteca toque o campo adversário passando por cima da rede. Cada partida é disputada em melhor de três parciais, tanto em dupla como um a um. Vence o lado que atingir 21 pontos na frente, podendo atingir o máximo de 30.

Foram montadas oito quadras dentro do Ginásio Poliesportivo, permitindo que aconteçam partidas simultâneas nos dois dias de competição. A premiação vai contemplar os três primeiros colocados de cada modalidade com medalhas. Cada atleta pode se inscrever em até duas modalidades diferentes. Haverá prêmio também em dinheiro na categoria masculina A especial. O campeão receberá o valor de R$ 700. O segundo e terceiro colocados terão R$ 400 e R$ 300, respectivamente.

MODALIDADE - O Badminton, um dos esportes mais praticados no mundo, é conhecido pela velocidade que a peteca pode atingir, de mais de 400 km/h. A modalidade começou a ser disputada nas Olimpíadas em 1992, em Barcelona.