Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Grupo Chão Batido

Grupo Chão Batido

31 de Jul de 2015

Guia da Cidade: Como nasceu a ideia do espetáculo?

Grupo Chão Batido: O grupo se reuniu para montar o espetáculo movido pelo tema que ele trata e que dispara opiniões e atitudes diferentes em cada um de nós. Então, o espetáculo pro­vém desse diálogo entre opiniões mais ou menos ativas.

 

Guia da Cidade: Como se deu o trabalho de pesquisa?

Grupo Chão Batido: Partiu da dramaturgia e dos aspectos abordados nela, como relações de poder, preconceito tanto de gênero quanto social e a impossibilidade ou possibilidade do amor diante da ignorância/violência da sociedade. A partir disso, fomos trabalhando com workshops de cenas propostos pelos integrantes do grupo com relação aos temas acima. Daí nasceram as cenas-depoimentos e a construção de uma narrativa porosa, que foge à dramaturgia inicial que seguia uma linha única.

 

Guia da Cidasde: Como as aulas do Clac influenciaram a criação do espetáculo?

Grupo Chão Batido: Em muitos aspectos! No corpo, tanto na consciência sobre ele, quanto no modo de utilizá-lo como ferramenta de expressão. Também na abordagem do tema, que não fica só no conteúdo, mas se expõe na forma do espetáculo, fazendo uma referência aqui a Lehmann, transformando o espetáculo também em uma atitude política consciente. Influenciou, inclusive, na criação de uma dramaturgia corporal que foge as categorizações de linguagem, como teatro ou dança, para criar uma forma de comunicação própria, na qual a dança e o teatro se misturam para a construção de um corpo mais aberto.

 

Guia da Cidade: O que o grupo faz para manter o coletivo artístico?

Grupo Chão Batido: Quase todos nós temos outros trabalhos além do teatro. Lorayne é professora na rede pública, Laerte é vendedor, Mariane trabalha no administrativo de uma loja de tintas. Pensamos que o objetivo é chegar a fazer só isso da vida, mas por enquanto vamos levando, aumentando nossas ferramentas de trabalho e nosso conhecimento por meio do próprio curso do Clac para futuramente não depender de outras coisas. Por hora, o outro trabalho nos gera certa segurança.

 

Guia da Cidade: Estamos completando neste mês cinco anos. Qual a importância da publicação para o grupo e para a classe artística da cidade?

Grupo Chão Batido: O Guia da Cidade é importante no sentido de oferecer à população informações sobre os acontecimentos artísticos, promover o trabalho e dar acesso a todos, ajudando indiretamente numa questão que nos interessa, de formação de público, que sai do que é convencionado como arte do teatro ou da dança, para outras vivências artísticas mais profundas, uma vez que o Guia abrange muitos tipos de manifestações culturais da cidade. Gostaríamos de agradecer pela parceria e pela oportunidade.