Hospital de Clínicas completa um ano e anuncia novos serviços

08 de Dez de 2014
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o prefeito participam da solenidade de aniversário da unidade nesta segunda-feira

O Hospital de Clínicas Municipal José Alencar (HC), da rede de Saúde pública de São Bernardo do Campo, completa um ano de funcionamento com programação que inclui a inauguração de serviços importantes à população, além de atividades para os funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes.

Na segunda-feira, dia 8, será realizada a solenidade de aniversário, com início às 10h. O evento terá a presença do ex-secretário de Saúde da cidade e atual ministro, Arthur Chioro, e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Durante a cerimônia, haverá apresentação de vídeo institucional que conta a trajetória dos primeiros 365 dias do HC e também o anúncio da expansão das atividades do hospital.

Entre as novidades está a abertura do setor de hemodinâmica e o início de cirurgias de alta complexidade, inéditas na rede municipal. Haverá também a abertura de 50 novos leitos, que se somarão aos 110 já em funcionamento.

Programação : Ainda na segunda-feira, dia 8, as comemorações continuam no período da tarde com a palestra do escritor e filósofo Frei Betto, às 14h30.  Autor de 60 livros, o frade dominicano nascido em Belo Horizonte (MG) coleciona prêmios literários e experiências como militante de diversos movimentos sociais e na luta pelos direitos humanos. No auditório do HC, falará sobre o tema "Importar-se com".

Às 17h, será inaugurado o Espaço Cultural, com exposição dos artesãos do Núcleo de Trabalho e Arte da Rede de Atenção Psicossocial de São Bernardo do Campo (Nutrarte). Serão exibidos objetos de artesanato, pinturas e gravuras.

O HC também está de portas abertas à população. Os interessados em conhecer o hospital podem participar das visitas monitoradas que serão realizadas na terça-feira, dia 9, e na quarta-feira, dia 10, em dois horários, às 9h e às 14h. As inscrições devem ser feitas pelo email saude@saobernardo.sp.gov.br.

A programação continua ao longo da semana, até sexta-feira, dia 12, com série de atrações para os trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes. Serão realizadas atividades como apresentações musicais, sessões de vídeo com pipoca, caricaturista, quick massage e dinâmicas em grupo.