Asset Publisher Asset Publisher

Inaugurada nova fábrica da Toyota em SBC ; prefeito participa do evento

23 de Mrz de 2015 Niceia de Freitas
A unidade passará a ter terceiro turno de trabalho na área de forjaria e vai produzir o Prios

O prefeito de São Bernardo do Campo participou da cerimônia de revitalização da planta da Toyota de São Bernardo do Campo na manhã desta segunda-feira (23). No evento, a montadora divulgou informações importantes para os trabalhadores da região: de que haverá um terceiro turno de produção na área de forjaria e a assinatura de um acordo de relações trabalhistas entre a fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Também foi anunciado que os investimentos na planta de São Bernardo, nesta etapa cerca de R$ 19 milhões, foram feitos pensando na produção na cidade do modelo de carro híbrido da empresa, o Prius. Segundo o prefeito, os anúncios da montadora são boa notícia para quem espera a retomada do crescimento da economia brasileira. “A Toyota saiu na frente e servirá de exemplo para outras empresas nesse momento de retração econômica. Estamos em um processo de transição. Essa crise logo passará e quem decidiu apostar no Brasil sairá fortalecido”, disse.

Em fevereiro deste ano, a Toyota finalizou a transferência de sua equipe comercial e do corpo executivo para as novas instalações da unidade de São Bernardo. Ao todo, mais de 170 colaboradores se uniram aos 1.375 integrantes da planta.

“Começamos uma nova história em São Bernardo, com todas as funções concentradas nesta que é a nova sede da Toyota do Brasil. Dessa forma, vamos melhorar a comunicação entre as áreas, tomando decisões mais rápidas e ampliando a sinergia entre as equipes”, disse Koji Kondo, presidente empresa no Brasil.

De acordo com Kondo, o turno extra na unidade trabalhará com capacidade total e terá a finalidade de atender ao mercado brasileiro e o americano. “Aproveitamos a planta e mantemos os postos de trabalho”, disse.

O evento foi acompanhado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, dirigentes da montadora e trabalhadores da unidade.

Emprego - Sobre o acordo de relações trabalhistas assinado entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que prevê, entre outras coisas, a valorização dos trabalhadores, Marinho ressaltou ter um grande significado, principalmente para quem acompanhou os movimentos sindicais nas décadas de 1980 e 1990.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, o acordo é um marco histórico e reforça a política de proteção ao emprego. “A nova unidade está em sintonia com o regime automotivo brasileiro. Lutamos para trazer o Prius para São Bernardo e a produção do modelo aqui vai representar um avanço de 15 anos na tecnologia do País”, afirmou.

De acordo com o CEO para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Steve St. Angelo, com esse acordo a Toyota quer fazer valer um de seus principais valores: a contribuição contínua para o desenvolvimento da economia e da sociedade dos países onde a empresa atua.

A fábrica de São Bernardo, inaugurada na década de 1960, foi a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. Nessa época, a cidade já despontava como berço da indústria automotiva nacional. O primeiro veículo produzido foi o Toyota Bandeirante. Desde 2001, a montadora não produz veículos na unidade.