Sisältöjulkaisija Sisältöjulkaisija

Jardim Ipê ganha UBS reformada e ampliada

11 de joulu de 2015 Niceia de Freitas
Unidade passou de 776 m² para 1.008 m² de área construída e ampliou serviços, como de saúde bucal

O prefeito de São Bernardo entregou, na quinta-feira (10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ipê reformada e ampliada. A unidade, que tinha 776 m² de área construída, foi ampliada em mais 232 m², e agora tem 1.008 m². Além disso, houve ampliação no numero de consultórios médicos, para 12.

O consultório odontológico, que antes atendia a população com duas cadeiras odontológicas, passa a ter oito cadeiras. A UBS conta, agora, com quatro equipes de saúde bucal completas, cada uma com dentista, auxiliar e técnico. Antes eram dois dentistas e dois auxiliares de saúde bucal.

Outras melhorias foram a reforma da farmácia, dos vestiários dos trabalhadores e das salas de curativo, acolhimento, raio-X, almoxarifado e de medicação e inalação. A ampliação também possibilitou a disponibilização de duas salas para as equipes multiprofissionais de saúde e outra para reuniões comunitárias.

As novas dependências da unidade contam com banheiros adaptados, espaço criança, escovódromo, fraldário, copa, cozinha e uma fachada padronizada com pórtico. As paredes da UBS foram decoradas com fotos de moradores da comunidade.

A unidade, que conta com cerca de 30 mil usuários cadastrados, atende moradores de 12 bairros diferentes: Jardim Ipê, Ipanema, Jardim Central, Parque Veneza, Jardim do Lago, Divineia, Carminha, Detroit, Parque das Flores, Vila Nova, Pantanal e parte do bairro Dos Casa.

A secretária de Saúde ressaltou que a reforma e ampliação da UBS Ipê é uma conquista da população, e pediu que todos cuidem da unidade, que deve ser valorizada como patrimônio público. Ela aproveitou a oportunidade para pedir que os munícipes fiquem em alerta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. "A situação tem se agravado, principalmente com os casos de microcefalia relacionados ao zika vírus na região Nordeste. Insisto em pedir que cada um cuide do seu quintal e elimine todos os pontos que possam acumular água parada. Precisamos vencer essa guerra contra o mosquito", sustentou.

“Como as outras 30 UBSs da rede que reformamos e ampliamos, essa unidade vai passar a oferecer serviços de ainda melhor qualidade para a população. É para isso que fazemos obras: para melhorar a qualidade de vida do povo da cidade”, disse o prefeito.

Esta é a 30ª UBS entregue pela administração municipal reformada e ampliada. No início de 2016, está prevista a entrega das obras das UBSs Vila Dayse e Alvarenga. Já as intervenções nas unidades Vila Rosa deverão ter início no primeiro semestre de 2016.

7 coisas que você deve saber sobre a reforma das UBSs