João Borba

04 de Jun de 2015

Guia da Cidade: Como nasceu sua paixão pelo samba?

João Borba: Meu amor pelo samba começou com meu amor pela música. Meu pai era alfaiate e ficava ouvindo música, então acabava escutando também.

No início da carreira, o senhor se apresentou em gafieiras?

João Borba: Cantei em muitas gafieiras maravilhosas e eram verdadeiras escolas de música ao vivo. Grandes músicos que trabalhavam em emissoras de televisão e de rádio tocavam nesses lugares.

Apesar do tempo de carreira, o senhor gravou poucos CDs autorais. Por quê?

João Borba: Pois é, apesar de tanto tempo na música, só consegui gravar, a partir de 2005, o CD Memórias do Samba Paulista. Depois gravei João Borba canta Jorge Costa. O meu terceiro disco nasceu na Espanha. Estava fazendo um trabalho de choro e samba com o Luizinho 7 Cordas, o Zé Roberto Garcez  e outros bons músicos e cantei algumas canções minha. O Zé gostou e falou que deveria gravar um CD autoral. Fizemos um demo com três músicas e participamos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). Aí nasceu o CD Eu Comigo e Meus Amigos.

Como compositor de sambas-enredos, como vê o carnaval de hoje? O senhor ainda tem alguma relação com a Pérola Negra?

João Borba: O carnaval de hoje evoluiu muito no visual e na parte aérea, mas a tradição deixa a desejar com o aumento de componentes. O samba-enredo teve que se tornar mais rápido no andamento, o que melhorou em algumas coisas e perdeu em outras. Eu continuo na Pérola Negra, ala da velha guarda. Já tive a felicidade de dividir a avenida com grandes nomes como Zé Keti, Wilson Moreira e Nei Lopes.

Já dividiu o palco com grandes nomes do samba. Quais deles o influenciaram?

João Borba: Zeca Pagodinho, no início da carreira dele, e o João Nogueira, entre outros. Dos sambistas mais novos gosto muito do trabalho do Diogo Nogueira.

O senhor já se apresentou em São Bernardo?

João Borba: Em varias ocasiões tive o prazer de me apresentar em São Bernardo. Espero repetir muitas e muitas vezes nessa cidade maravilhosa, que aprendi a amar e quero voltar sempre.

Como será o show na cidade?

João Borba: Quero agradecer à Secretaria da Cultura de São Bernardo pela oportunidade do convite. Algumas músicas não posso deixar de cantar, entre elas, composições minhas como Emossamba, que fiz em homenagem ao público que gosta das canções de Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Roberto Ribeiro, entre outros.