Asset Publisher Asset Publisher

 
Back

Mais 400 agentes comunitários de saúde de SBC concluem curso

Mais 400 agentes comunitários de saúde de SBC concluem curso

14 de Aug de 2015 Helder Coelho
Capacitação envolveu temas como as diretrizes do SUS, maior articulação com as equipes multiprofissionais e atendimento humanizado

Cerca de 400 agentes comunitários de saúde receberam nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no auditório do Cenforpe, os certificados de conclusão do curso de formação técnica desenvolvido em parceria com o Centro Formador de Pessoal para a Área de Saúde (CEFOR/SP) e apoio do Ministério da Saúde. Entre aulas teóricas e práticas supervisionadas, a capacitação teve carga horária de 400 horas, estendendo-se por cerca de seis meses.

Esta é a segunda turma de agentes comunitários que recebe essa formação, já que em 2014 outros 400 agentes também foram formados. Reconhecido pelo Ministério da Educação, o curso utilizou as unidades de saúde como espaços de aprendizagem, a partir da qualificação pedagógica dos profissionais de enfermagem da Saúde da Família, que foram os responsáveis pelas aulas.

Além dos principais aspectos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), os agentes comunitários foram capacitados para que haja maior articulação com as equipes multiprofissionais das unidades e que o desenvolvimento das ações de promoção e prevenção da saúde tenham como perspectiva o cuidado humanizado à população.

O diretor do CEFOR/SP, Ricardo Chaves, disse que o curso “agrega conhecimento e dá sentido ao trabalho realizado diariamente pelos agentes junto à população”.

A secretária de Saúde afirmou que os agentes comunitários devem contribuir para a mudança de imagem SUS. “As críticas que são feitas ao SUS não refletem a realidade, porque há problemas, mas não se pode negar o que representa o sistema para o Brasil e, aqui em São Bernardo, somos testemunhas do enorme avanço na saúde pública.”

Representando o prefeito, o secretário de Serviços Urbanos destacou a importância dos ACSs. “Este curso vai permitir que os agentes orientem melhor as pessoas sobre o que o SUS oferece. Vocês devem ter orgulho de exercer essa atividade, porque mais do que uma oportunidade de trabalho, é um compromisso de vida.”