Editor de continguts Editor de continguts

 
Vés enrere

Mais de mil fiéis celebram Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho

Mais de mil fiéis celebram Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho

02 de feb. de 2015 Marcelo Dorador
No ABC, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, com a construção de uma capela
A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, um dos eventos religiosos mais tradicionais de São Bernardo do Campo, foi realizada na manhã deste domingo (1), no Riacho Grande. A celebração, que completa 62 anos, teve início com missa na Paróquia São João Batista, com a presença do secretário de Governo, do subprefeito do Riacho Grande, Wagner Lino e reuniu mais de mil fiéis.
Após a missa, a imagem de Nossa Senhora percorreu as principais ruas do centro do Riacho Grande, como Avenida Araguaia, Rua Rio Acima, Rua Ivaí, Rua do Porto, Rua Araguaia e o Calçadão, até a orla da Prainha. A imagem foi recebida com músicas e orações do grupo de Violeiros da Paróquia e Coral Essência. Após a bênção aos presentes e embarcações, realizada pelo frei Sérgio Luís Malacame, a imagem voltou a ser transportada para então ser conduzida embarcada.
A procissão náutica realizada na Represa Billings seguiu até o ponto de partida das balsas, e dali foi conduzida a uma capela junto à represa onde fica a imagem da santa, e em comunidades ribeirinhas do Bairro Tatetos. Depois, foi levada à Marina do Cruzeiro do Sul, local onde a imagem permaneceu até as 18h; só então retornou à Paróquia São João Batista, para mais uma missa.
O secretário de Governo destacou a importância da celebração, que faz parte da história da cidade. "A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes é um evento tradicional de São Bernardo, que mobiliza fiéis de toda a cidade. É um momento no qual pedimos proteção a Nossa Senhora e que abençoe todos que utilizam a represa, tanto para o lazer quanto para a subsistência, como os pescadores".
No ABC, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, com a construção de uma capela. A partir daí foi fortalecida a tradição da procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no primeiro domingo de fevereiro.