Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Ministro de Saúde de Cuba conhece Mais Médicos da cidade

Ministro de Saúde de Cuba conhece Mais Médicos da cidade

02 de Dez de 2014 Vladimir Ribeiro
Município tem 35 profissionais que atuam no programa do Governo Federal

O ministro da Saúde de Cuba, Roberto Morales, visitou na tarde desta segunda-feira (1º) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nazareth, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais cubanos contratados pelo programa do Governo Federal Mais Médicos.  Além de São Bernardo, o ministro passou por Mauá, Brasília e Manaus.

Acompanhado pela secretária de Saúde de São Bernardo, o ministro conheceu as dependências da unidade de Saúde e conversou com a médica cubana generalista Ylsia Simpson, que desde novembro de 2013 atua naquela UBS.

O ministro disse ter confirmado, com a visita, as informações sobre o programa que havia recebido de colegas. "É um programa com 95% de aprovação da população e que prevê ainda a criação de cursos, para que novos médicos sejam formados no País. Além disso, há a possibilidade de uma segunda etapa, agora com especialistas", disse.

A secretária de Saúde de São Bernardo disse que o Ministério da Saúde atendeu integralmente a solicitação de médicos feita por São Bernardo para trabalhar nas áreas periféricas de São Bernardo, onde vive a população mais vulnerável e é mais difícil fixar os profissionais. "Agora conseguiremos fortalecer a Atenção Básica, e especialmente a Estratégia de Saúde da Família. Isso aumenta a nossa responsabilidade no sentido de qualificar o cuidado aos usuários da rede municipal de Saúde", destacou.

A médica cubana lembrou que foi bem recebida pela população local quando chegou para trabalhar na UBS, e que não houve problemas por conta da comunicação. "Havia grande ansiedade por parte dos moradores para que houvesse um médico na unidade. Além de ter sido bem acolhida, não tive problemas por conta do idioma", ressaltou.

São Bernardo conta com 35 profissionais do programa Mais Médicos -- sendo 30 cubanos --, que atuam nas UBSs São Pedro (4), Taboão (3), Represa (3), Fincos (2), Riacho Grande (2), Santa Cruz (2), Orquídeas (2), Parque São Bernardo (2), Baeta Neves (2), Pauliceia, Vila Euclides, Montanhão, Silvina, Selecta, Ferrazópolis, Alves Dias, Vila Nazareth, Vila Marchi, Ipê, Alvarenga, União e Batistini, com um médico cada.