No Dia Mundial do Dentista, São Bernardo destaca atendimento em saúde oral para indígenas

03 de Out de 2023 Vivian Rossi

Cuidado para população residente em três aldeias da região do Pós-Balsa é realizado por equipe multiprofissional da UBS Santa Cruz

Como alusão ao Dia Mundial do Dentista, comemorado nesta terça-feira (3/10), a Prefeitura de São Bernardo destaca o atendimento em saúde oral realizado para os povos indígenas residentes em três aldeias localizadas na região do Pós-Balsa. O cuidado desta população é realizado por equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cruz, composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliam de saúde bucal, assistente social, educador físico, nutricionista e psicólogo.

Ao todo, 150 indígenas são monitorados uma vez por semana, em cada uma das três aldeias: Brilho do Sol, Guyrapajú e Nhamandú Mirim. De acordo com o dentista Allysson Moraes, o atendimento profilático é o mais importante. “Orientamos na escovação dentária, monitoramos o aparecimento de cáries com a realização de exame das estruturas, como dentes, boca, gengivas, e de outras doenças que podem surgir no trato oral”, relatou.

ATENDIMENTOS – Em média, são realizados 300 atendimentos por mês in loco nas aldeias, dentre eles, consulta médica e de enfermagem, avaliação e aplicação de vacina, controle de desenvolvimento e crescimento da criança e adolescente, saúde da mulher, orientação sobre IST, realização de teste rápido, se necessário, aplicação de anticonceptivo, curativo, avaliação/orientação nutricional. Além das aulas com educador físico, atendimento de saúde mental com psicólogo, atendimento com fisioterapeuta caso necessário, atendimento/orientação odontológica, cadastramento com agente de saúde.

CONSULTAS E EXAMES – Quando a equipe multiprofissional detecta alguma anormalidade durante as visitas semanais, consultas e exames são agendados tanto na Unidade Básica de Saúde Santa Cruz, como nos demais equipamentos da rede. O transporte dos indígenas é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

EQUIPE SAÚDE ORAL – Atualmente, a rede municipal de Saúde conta com 111 equipes de Saúde Bucal dentro da Estratégia de Saúde da Família. Além das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam tratamento dentário básico, de urgência e desenvolvem ações de saúde bucal, três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) fazem a assistência odontológica dos casos mais complexos e a UPA Rudge Ramos funciona em esquema de plantão odontológico, das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e durante 24h aos finais de semana.