Asset Publisher Asset Publisher

Pery Ronchetti era empresário do ramo da tecelagem

07 de Dec de 2015

Vindo da Itália, Pery Ronchetti chegou em São Bernardo em 1925. Seguindo os passos do pai dedicou-se ao ramo da tecelagem. Em 1932 adquiria a tecelagem que trabalhava como empregado, denominando-a de Pery Ronchetti Carlos. Neste ano, atendendo ao chamado do filho Pery, seu pai Carlos Ronchetti veio para São Bernardo com toda a família que era formada por sua mulher Aída Buzani Ronchetti, os filhos Pensier, Kollichoffre, Bruna, Avenir e Bruno. O irmão Bruno Ronchetti estabeleceu-se a 50m da esquina da rua Marechal Deodoro com a travessa do mesmo nome, com a fábrica São Carlos de Tecidos para Guarda Chuva e Pensier Ronchetti funda a P. Ronchetti & Irmãos, à travessa. Deodoro n.o 11, em 27 de julho de 1933, para a produção de tecidos em seda e algodão para guarda-chuvas, numa área de 500 m2 e com trinta operários. Em 1944, Pery encerra sua indústria e funda com seus irmãos Bruno, Pensier e seu cunhado Jose D’Angelo, a Tecelagem Aída S/A, que é transferida em 1954 para as antigas instalações da Tecelagem Vila de São Bernardo, adquirida por eles da família Setti. Do quadro de funcionários da Tecelagem Aída, dois deles sobressaíram-se posteriormente seguindo profissões diferentes da que tinham quando lá trabalhavam: a tecelã Olga Costernaro, que no início dos anos 50 ficou conhecida como a atriz Marisa Prado no meio artístico, trabalhando em filmes como o Cangaceiro, Tico-Tico no Fubá e outros; e o auxiliar de escritório Geraldo Faria Rodrigues, que elegeu-se vereador e nos anos de 1973 a 1976, foi prefeito de São Bernardo do Campo.

Além de empresário Pery, participou ativamente da vida política da cidade, fazendo parte do Primeiro Conselho Municipal instalado no município em plena Revolução Constitucionalista. Ele faleceu em São Bernardo em 30 de janeiro de 1976, passando a ser nome de rua alguns anos depois.

Avenida Pery Ronchetti é predominantemente comercial com 29,27% de estabelecimentos comerciais e está localizada no bairro de Nova. Com mais de 155 domicílios, a Avenida Pery Ronchetti caracteriza-se por 83,87% de domicílios constituído de casas, sobrados ou similares e 16,13% de edifícios de apartamentos ou conjuntos residenciais.