Piscinão do Rudge recebe concretagem e avança para conclusão

23 de Fev de 2015 Niceia de Freitas

O prefeito de São Bernardo do Campo, acompanhou neste sábado (21), a concretagem de fundo de 80 m³ do reservatório Jacquey, no Rudge Ramos, obra que faz parte das intervenções do projeto Drenar, maior programa de combate às enchentes executado na cidade. A obra deu início a uma maratona de visitas do prefeito pela manhã. Representantes das equipes técnicas das diversas secretarias envolvidas também estiveram presentes.

Os trabalhos realizados no tanque Jacquey compõem a última etapa para a cobertura do piscinão, prevista para ocorrer em meados de junho deste ano. Após a conclusão do reservatório, a parte de cima se transformará em uma área útil.  O tanque tem capacidade de armazenamento de 7 mil m³, equivalente a sete mil caixas de água de mil litros.

O zelador Antonio Coelho do edifício 504, na Rua Jacquey, ao lado do piscinão, trabalha no local há 16 anos, disse que as obras já trazem uma situação confortável para a população. “Antigamente quando chovia ninguém entrava nem saía por causa dos alagamentos, este ano não tivemos uma enchente sequer”, afirmou.

Além dos piscinões, estão concluídos cerca de 20 quilômetros de obras de microdrenagem e construção de bocas de lobo, sistema que minimiza os alagamentos, já que capta água da chuva, armazena no piscinão e depois escoa no córrego dos Meninos.

O impacto das obras beneficia cerca de 20 mil pessoas do bairro Rudge Ramos e entorno. Outros reservatórios estão em funcionamento na cidade, o Vivaldi, Helena e Ipiranga, além do Tanque das Mulatas, em andamento. No conjunto das obras trabalham 180 funcionários, de acordo com o engenheiro Wilson Villas Boas, da Encalso Construções.

O prefeito visitou também o piscinão da Vila Vivaldi, que já tem quase 90% das obras concluídas. Durante a parada, Marinho explicou que o conjunto de obras de combate às enchentes – citou ainda o Dermarchi,  Jordanópolis e o Centro – já alivia a população das tragédias das inundações. “Desde a construção da primeira casa na Vila Vivaldi sabemos dos históricos alagamentos, e que agora está resolvido”, disse.

Plantio - Após a saída do Vivaldi, o prefeito seguiu para a reunião de comemoração de um ano do Quintal da Paz, espaço de cultura e lazer, no Jardim dos Químicos. No caminho parou para  ver o plantio árvores no acesso de saída da Via Anchieta para o Bairro Assunção.  No local foram plantadas 200 espécies de um total de três mil na cidade como compensação ambiental em função das obras públicas e privadas em execução em São Bernardo. De acordo com o Secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano, o plantio está sendo organizado nos acessos, que eram apenas gramados. “São árvores que vão embelezar a cidade”, disse.

Na última visita, no Quintal da Paz, na região do Montanhão, o prefeito anunciou a instalação da iluminação pública no local que terá início na próxima segunda-feira (23) e era uma reivindicação da comunidade. “E ficará pronta em uma semana”, acrescentou o secretário de Serviços Urbanos. O Quintal da Paz faz parte do Cidade da Paz, ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. “A cidade é a casa de todos e temos que ter o compromisso de cuidar”, finalizou o prefeito.