Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Por que os homens vivem menos que as mulheres?

Por que os homens vivem menos que as mulheres?

04 de Nov de 2015 Marizete Marson
Câncer de próstata está entre as doenças mais frequentes nos homens. Saiba quais são as outras.

O Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo intensificar, reforçar e apoiar a importância do homem cuidar da saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens vivem, em média, seis a sete anos a menos que as mulheres e, entre os principais motivos, está a comum falta de cuidado com a saúde, já que boa parte não procura os serviços de saúde ou deixa para procurar quando a doença já está em estágio avançado.

Os homens também abandonam o tratamento prescrito pelo médico com mais frequência que as mulheres. Eles ainda estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho, vivem outras situações de risco e de violência, além de fazerem uso do álcool e outras drogas em maior quantidade.

Todos esses motivos contribuem para que os homens tenham mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta e tendência à obesidade. Por isso, as doenças mais frequentes nos homens acabam sendo hipertensão, diabetes  e câncer de próstata. Veja quais são os sintomas mais frequentes de cada uma, e não deixe de procurar a UBS do seu bairro para os exames de rotina:

 

HIPERTENSÃO

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, está relacionada com a força que o sangre faz contra as paredes das artérias para conseguir circular  por todo o corpo. Quanto mais estreitas as artérias, de mais força o coração necessita para bombear o sangue e recebê-lo de volta. Isso faz com que a hipertensão dilate o coração e danifique as artérias. Por isso são grandes as chances de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). É considerada hipertensa a pessoa que, em repouso, tem pressão arterial igual ou superior a 14 por 9.

O perigo é que, na maioria dos casos, o quadro não apresenta sintomas. Mas alguns sinais de alerta podem indicar crise de hipertensão, como dores de cabeça, dores no peito e tontura.

 

DIABETES

A Diabetes é uma doença provocada pela deficiência da insulina no organismo (hormônio produzido pelo pâncreas). A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio afeta a queima do açúcar e sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Na diabetes tipo 1, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Na do tipo 2, mais comum depois dos 40 anos, as células é que se tornam resistentes à ação da insulina.

Os sintomas mais comuns são: urinar excessivamente, ter muita sede (devido à desidratação), aumento do apetite, alterações visuais, infecções de pele que demoram a cicatrizar e cansaço.

 

CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, o câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 90% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de diagnosticar a doença precocemente é se consultando anualmente com o urologista para fazer o exame de toque retal e de sangue. Isso vale para homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar, obesidade e ser da raça negra), ou a partir dos 50 anos sem esses fatores.

Em fase avançada, o câncer de próstata pode causar dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

É possível driblar muitos desses problemas com mudanças de atitude e na rotina. Aí vão algumas dicas:

  • Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) para os exames preventivos
  • Pratique atividade física pelo menos três vezes por semana
  • Coma moderadamente, de três em três horas, e dê preferência a frutas e legumes, diminuindo os alimentos gordurosos e a quantidade de sal
  • Evite bebidas alcoólicas
  • Não fume
  • Durma pelo menos oito horas por dia

Novembro azul conscientiza homens sobre importância de prevenir doenças