Precisando de tratamento dentário? Saiba como buscar o atendimento na rede municipal de saúde

12 de Jun de 2015 Marizete Marson
Caso não possa comparecer no dia agendado, é importante remarcar com antecedência para não prejudicar o atendimento aos demais pacientes

Aos moradores da cidade que precisam de tratamento dentário, a Prefeitura de São Bernardo do Campo oferece atendimento odontológico nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são realizados procedimentos especializados.  O serviço é gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entenda o funcionamento:

- Procure a UBS de referência do seu bairro e agende consulta com o dentista. Todas as UBSs contam com equipe de saúde bucal. Veja os endereços aqui.

- Na primeira consulta, o dentista fará uma avaliação do tipo de tratamento necessário. Obturações, limpeza e extrações simples são feitas na própria unidade e abrangem 80% dos problemas.

- Caso seja necessário um tratamento especializado, o dentista fará um encaminhamento para um dos CEOs da cidade, geralmente o que for mais próximo da residência do paciente.

- A própria UBS fará o agendamento para que o paciente inicie ou dê continuidade ao tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas.

- Os CEOs atendem as seguintes especialidades:

Endodontia (tratamento de canal)

Periodontia (as doenças gengivais)

Cirurgia oral menor (extração de dentes  com maior complexidade)

Prótese (parte final do tratamento)

Tratamento da DTM - disfunção temporomandibular

PNE - Atendimento a portadores de necessidades especiais.

IMPORTANTE:

1. O paciente deve ficar atento ao dia e horário da consulta. Caso não possa comparecer no dia agendado, é importante reagendar com antecedência para não prejudicar o atendimento aos demais pacientes.
  2. A rede municipal de saúde não oferece serviços de ortodontia corretiva e implante dentário.

Horários:

UBSs - 2ª a 6ª, das 7h às 19h