Prefeito de SBC assina convênio para formação de monitores de ecoturismo

26 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Programa vai qualificar moradores da região do pós-balsa para conduzir visitantes em parques naturais

O prefeito de São Bernardo estabeleceu parceria com a Fundação Kunito Miyasaka, responsável pelo Parque Ecológico Imigrantes, para projeto de formação de Monitores de Ecoturismo. O programa qualifica moradores da região do pós-balsa para conduzir visitantes em parques naturais, rotas ecoturísticas e outros atrativos ambientais da região como o Caminho do Sal e a nova rota que será lançada no pós-balsa. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito, nesta sexta-feira (26).

“É uma ótima iniciativa e combina com a nossa cidade, que cada vez mais recebe projetos sustentáveis. Em seis anos e meio de governo plantamos 80 mil árvores nativas”, disse.

Na reunião, o presidente da Fundação, Keizo Uehara, disse que, após a formação, os monitores serão selecionados para trabalharem no Parque Ecológico. “É um local onde poderão atuar e precisamos de mão de obra qualificada”, disse.

O secretário de Gestão Ambiental destacou que o projeto, além de proporcionar uma atividade profissional que ajuda a potencializar os recursos naturais, possibilitará aos moradores do pós-balsa geração de renda.

Para participar do curso é necessário ser morador de São Bernardo, ter mais de 18 anos, estar cursando ou ter completado o ensino fundamental e, claro, ter interesse em atuar como monitor de ecoturismo. No total serão oferecidas 40 vagas.

O curso, que ocorrerá entre agosto e dezembro, tem 240 horas de carga horária, que serão divididas em aulas teóricas e práticas. As aulas serão semanais e ocorrerão todos os sábados e dois domingos por mês, das 8h às 17h, no pós-balsa e em outros locais e áreas livres dentro dos limites do município.

A programação é gratuita e as inscrições serão realizados de 3 a 7 de julho na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santa Cruz - Rua Hugo Vieira Pinto, 423, Santa Cruz - e na Rede Fácil Racho Grande - Av. Araguaia, 265, Riacho Grande. O edital do processo seletivo está disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br.

Projeto – O Parque Ecológico Imigrantes está sendo implantado na altura do km 35 da Rodovia dos Imigrantes, em uma área de 484 mil m² que será destinada ao convívio, estudo do ecossistema e lazer. Com um investimento total de R$ 12,87 milhões, o parque será implantado e mantido com recursos de patrocinadores, sob coordenação da Fundação Kunito Miyasaka, com previsão de entrega para fevereiro de 2016.

Entre os objetivos está a promoção do convívio e preservação da natureza, ecoturismo, inclusão social, educacional e qualidade de vida e estudos do ecossistema. O espaço também vai oferecer cursos e atividades de vivências com a natureza, além de trilhas ecológicas e esportes de aventura.