Asset Publisher Asset Publisher

Prefeito discute crise hídrica com Kassab durante reunião do Consórcio

09 de 二月 de 2015 Niceia de Freitas
Possibilidade de usar água da Billings para abastecer os sistemas Guarapiranga e Alto Tietê foi criticada pelos prefeitos da região

A crise hídrica e projetos de mobilidade urbana foram os principais temas tratados na reunião mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta segunda-feira (9), em Santo André, que teve as presenças do chefe do Executivo de São Bernardo e do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente de São Bernardo foi designado para acompanhar o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, nas discussões do Comitê de Gestão da Crise Hídrica. Essa instância foi criada durante reunião, ocorrida dia 28 de janeiro, entre prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo e representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Durante o encontro no Consórcio, os prefeitos do ABC decidiram que não vão adotar a sugestão do Governo do Estado de aplicar multa para quem for flagrado desperdiçando água. Na semana passada, projeto de lei aprovado em São Paulo prevê multa de R$ 1 mil para quem usar água tratada da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para lavar calçada ou carro.

“Entendemos que não é o momento de aplicar sanção, já que ainda não houve nenhum pronunciamento ou esclarecimento à sociedade pelo Governo do Estado sobre a gravidade da situação. A população precisa saber que a água vai acabar. Depois de avisada, se continuar com desperdício, aí sim, talvez, poderemos adotar uma medida de punição”, disse o secretário de Meio Ambiente de São Bernardo.

Outra preocupação manifestada pelos prefeitos foi a possibilidade, já cogitada pela Sabesp, de usar a água retirada da Represa Billings para abastecer os sistemas Guarapiranga e Alto Tietê. Há a intenção de remover 16,5 mil litros de água por segundo, enquanto a capacidade do reservatório é de 15 mil litros por segundo. “Estamos preocupados com esse déficit e que ele seja completado por eventual reversão do Rio Pinheiros, que poderá completar a vazão que está sendo removida”, explicou Caetano.

Mobilidade – Após participar da reunião, o ministro Kassab disse que, a partir de agora, cada um dos sete prefeitos terá uma relação direta com o Ministério das Cidades. “Há grande número de obras que estão sendo realizadas como resultado de parceria entre o Consórcio e o Ministério das Cidades. O Governo federal pretende dar o maior apoio possível a essas intervenções, dada a importância da região do ABC”, disse Kassab.

O presidente do Consórcio falou que o projeto de mobilidade de Rio Grande da Serra será o primeiro do ABC a receber recursos da nova gestão do Ministério da Cidades. “Após o Carnaval vamos dar a ordem para o início do projeto de mobilidade da nossa cidade: a pavimentação asfáltica de algumas das ruas mais importantes”.