Sisältöjulkaisija Sisältöjulkaisija

Prefeito prestigia homenagem a secretário do Ministério do Esporte

01 de syys de 2015 Marcelo Dorador
Ricardo Leyser recebe título de cidadão são-bernardense por contribuição ao Esporte do País e de São Bernardo

O prefeito de São Bernardo prestigiou, na noite desta segunda-feira (31), sessão solene de entrega do título de cidadão são-bernardense ao secretário executivo do Ministério do Esporte e integrante do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, Ricardo Leyser. A condecoração ocorreu na Câmara Municipal e reuniu familiares, amigos e diversas autoridades da cidade e região.

A homenagem, iniciativa do presidente do Legislativo, vereador José Luiz Ferrarezi, ressalta as contribuições de Leyser ao esporte, principalmente para São Bernardo. “Nossa cidade tem recebido atenção do Ministério do Esporte desde 2009, e sempre tivemos apoio irrestrito de Ricardo Leyser. Graças a isso, pudemos realizar sonhos como os centros de Atletismo, de Ginástica, de Handebol e de Canoagem, que foi retomado”, afirma Ferrarezi.

O administrador Ricardo Leyser trabalha no Ministério do Esporte desde 2003, ano em que a pasta foi criada. Em 2015, assumiu o cargo de secretário executivo. Antes foi secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento por seis anos, período em que assumiu a coordenação das ações do governo federal na preparação de atletas e equipes que vão defender o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Leyser é responsável também pelo legado esportivo dos Jogos Rio 2016.

Emocionado, ele recebeu com grande felicidade o título da Câmara. “Espero poder fazer jus a essa homenagem, concedida em uma cidade que tem uma história de lutas, de desenvolvimento, e marca sempre seu espaço no esporte de nosso País”, disse.

Durante a sessão também foram comemorados o Dia do profissional de Educação Física, 1º de setembro, com a homenagem ao Secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo e da professora Miriam Ignez Castello Branco; e os 80 anos de fundação do Clube Palestra de São Bernardo do Campo por meio da entrega de homenagem a José Fábio Cassettari Neto.

O prefeito ressaltou a importância da sessão. “O esporte é uma ferramenta de transformação social. Foi por ter essa consciência que o presidente Lula retomou o processo de discussão das aulas de educação física junto ao Ministério da Educação e criou o Ministério do Esporte. As homenagens aos nossos amigos Leyser, Devesa e Miriam são mais do que justas e necessárias por lembrar aqueles que ajudam a mudar a vida de tantas crianças.”

No evento, o coordenador técnico da Arena Caixa – Centro de Atletismo Profº Oswaldo Terra da Silva, Otaviano Caetano da Silva, e seu filho, o decatleta Ivan Scolfaro Caetano da Silva, executaram as canções ‘Bola de Meia, Bola de Gude’, de Milton Nascimento, e ‘Preta Pretinha’, dos Novos Baianos.